Portugal defronta a Polónia
 
Faixa publicitária
Localização: HOME SENIORES FEMININOS Seniores Femininos: Noticias Portugal defronta a Polónia

Portugal defronta a Polónia

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 1
FracoBom 

altGdynia (Polónia) - A selecção nacional de Seniores Femininos já está em Gdynia, cidade polaca nos arredores de Gdansk, que ficou conhecida nas grandes transformações sociais ocorridas no século XX

pelas lutas levadas a cabo nos estaleiros navais da cidade e cujo líder foi Lech Walesa, à época dirigente sindical. Aliás é este o nome do Aeroporto de Gdansk, em homenagem àquela figura que é um símbolo do povo polaco.

A viagem decorreu sem problemas, tranquila. O único senão foi a hora matutina da partida de Lisboa (06H15) com uma escala curta em Munique, onde aterrámos às 10H15 locais. Depois foi o voo para Gdansk, onde chegámos por volta das 12H20 locais (+ uma hora que em Portugal), após hora e meia de viagem.

Um autocarro levou a comitiva portuguesa até ao Hotel Kuracyjny, onde pouco depois nos foi servido o almoço. Depois foi hora de repouso para as jogadoras até às 17H30, já que o treino estava programado para o Gdynia Sports Hall, um excelente recinto para a prática da modalidade. A dupla técnica (Ricardo Vasconcelos e José Araújo) dirigiu os trabalhos durante cerca de duas horas, com todas as jogadoras a darem boa capacidade de resposta face ao que lhes foi pedido, nas vertentes física, técnica e táctica.

Gdynia não é um nome desconhecido para os portugueses que se interessam pelo basquetebol, pois foi um dos clubes onde jogou Ticha Penicheiro, quando começou a fazer a época de Inverno na Europa. Julgamos que foi companheira de equipa da malograda Dydek, precocemente desaparecida, devido a um grave problema cardíaco que lhe ceifou a vida. Em Maio de 1995, durante uma fase de qualificação do 26º Campeonato da Europa de Seniores Femininos, realizada em Ankara (capital da Turquia), onde estivemos em serviço de reportagem pelo jornal “A BOLA”, Portugal defrontou a Polónia, com as polacas a imporem-se por 74-66. Dydek foi com os seus 2,07m (por aí) um autêntico quebra cabeças para a selecção lusa, comandada por José Leite, onde pontificavam Isabel Pascoal (a capitã) e Helena Aires e começavam a despontar Ticha Penicheiro, Mery Andrade, Vera Jardim, Susana Soares, Isabel Sebastião, entre outras. Portugal qualificou-se (graças ao 3º lugar) e no ano seguinte esteve em Ruzemberok (na Eslováquia) onde baqueou naturalmente ante selecções poderosíssimas como a Rússia, Eslováquia e outras.

Isto para dizer que nos registos a que tivemos acesso Portugal nunca ganhou à Polónia, em seniores femininos. Para além da derrota anteriormente descrita, outras aconteceram: 63-92 (1989), 64-73 (1997) e 52-67 (1998).

Amanhã, dia do primeiro dos 2 jogos de preparação com a congénere polaca, as comandadas de Ricardo Vasconcelos fazem um treino ligeiro marcado para as 11H00 (com a duração de uma hora), para a partir das 18H30 locais (17H30 portuguesas) se iniciar o encontro no mesmo recinto (Gdynia Sports Hall).

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária