Kidd e Hill retiram-se
 
Faixa publicitária
Localização: HOME BASKET CLINIC JOGADORES ARTIGOS DIVERSOS Kidd e Hill retiram-se

Kidd e Hill retiram-se

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 5
FracoBom 

altDepois de Grant Hill ter anunciado a sua retirada no passado sábado, esta segunda-feira foi a vez de Jason Kidd colocar um ponto final na sua carreira.

Escolhidos nas 2ª e 3ª posições do draft de 1994, Kidd e Hill tiveram um impacto imediato na liga, partilhando o título de rookie do ano em 1995.

Tanto um como o outro foram jogadores extraordinários e referências da NBA durante praticamente duas décadas. O primeiro foi indiscutivelmente um dos melhores bases da competição e retira-se como o segundo melhor de sempre em assistências e roubos de bola. Escolhido para o jogo all-star em 10 ocasiões e seleccionado por cinco vezes para a All-NBA First Team (melhor cinco do ano), Kidd conseguiu em 2011 colocar a cereja no topo do bolo ao sagrar-se campeão com os Dallas Mavericks, curiosamente a equipa que em 1994 o havia escolhido no draft.

Menos sorte teve Grant Hill ao longo da sua carreira. Depois de seis temporadas auspiciosas em Detroit, que levaram a comparações inevitáveis com os melhores jogadores da altura, seguiram-se 12 longas épocas marcadas por lesões, intervenções cirúrgicas e prolongados tempos de paragem, que impediram o talentoso extremo de atingir um nível de ainda maior excelência. Apesar de vários especialistas o terem aconselhado a terminar a carreira por várias vezes, Hill persistiu e conseguiu voltar a jogar ao mais alto nível aos 35 anos de idade. Hill foi all-star por sete vezes, tendo sido escolhido em 1997 para a All-NBA First Team.

Ao fim de 19 temporadas, Kidd e Hill terminam as suas carreiras praticamente em simultâneo, mas as semelhanças entre as carreiras de um e de outro não se ficam por aqui. Ao nível de excelência desportiva e do reconhecimento obtido enquanto atletas, há que referir o enorme desportivismo e profissionalismo tanto de um como do outro, que lhes valeu a distinção com o prémio Sportsmanship em várias ocasiões. Hill venceu-o por três vezes e Kidd foi o único atleta a ser distinguido em duas épocas consecutivas. De salientar ainda o título olímpico de Grant Hill (1996) e os dois de Jason Kidd (2000 e 2008).

Por fim, aqui ficam as palavras de Jason Kidd publicadas no seu site e na sua página do Facebook: "O meu tempo no basquetebol profissional tem sido uma viagem incrível, mas que tem de chegar ao fim após 19 anos... Olho para trás com carinho, para cada época, e agradeço a todos os companheiros de equipa e treinadores que comigo partilharam o campo."

alt

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária