Dia do Minibasquete
 
Faixa publicitária
Localização: HOME SUB-16 MASCULINOS Dirigentes: Artigos diversos Dia do Minibasquete

Dia do Minibasquete

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 7
FracoBom 

Associação de Basquetebol de LeiriaNo próximo dia 10 de Junho, comemora-se, pela 2ª vez o Dia do Minibasquete. Por todo o país, as associações distritais fiéis a esta data irão desenvolver actividades associadas a este escalão.

A Associação de Basquetebol de Leiria não irá fugir à regra, pelo que no pavilhão do Arrabal, dinamizará, durante a manhã, um convívio agregador do Minibasquete no distrito de Leiria.

Para o Comité Distrital de Minibasquete da AB Leiria, esta actividade assinala igualmente o encerramento do plano de convívios anual, pretendendo-se fomentar um clima de unidade e coesão em redor de uma causa que consideramos essencial para o desenvolvimento da actividade desportiva no nosso distrito – o desenvolvimento psicomotor da criança. É para a criança que este convívio será elaborado, temperado com uma boa dose de jogo e divertimento. A dinâmica da actividade prevê que as equipas se denominem de acordo com equipas de referência do Basquetebol profissional Norte-Americano, que sejam constituídas por crianças oriundas de vários clubes e dirigidas por treinadores que não os seus habituais, e, que não percam o espírito desportivo que tem caracterizado a actividade durante a presente época desportiva.

As expectativas são grandes, uma vez que pretendemos, com uma estrutura simples, possibilitar momentos de são convívio e prática do jogo de minibasquete. As t-shirts e as fotos irão possibilitar jamais esquecer este dia. Mas importa no entanto assinalar o que este evento representa para o Basquetebol na região de Leiria. Em primeiro lugar reconhece o papel determinante de todos os nossos clubes têm desempenhado no desenvolvimento da modalidade no distrito de Leiria. A vitalidade dos projectos de minibasquete na nossa associação tem sido uma evidência. Todos os clubes filiados, sem excepção, têm clara noção da importância de uma base de praticantes e Pais que gostem do jogo e que se fidelizem à modalidade, desenvolvendo a actividade no contexto do clube.

Nos tempos que correm parece não haver muita mobilização das pessoas para o associativismo desportivo. No entanto, o Basquetebol, e, particularmente o Minibasquete tem tentado contrariar esta tendência. Na AB Leiria, a mobilização de pessoas em torno do Minibasquete é cada vez maior. A participação dos Pais orgulha-nos a todos e antevê que a cultura basquetebolística da região de Leiria possa crescer e cimentar-se com base nesta participação activa. É um sinal vivo que em Leiria e arredores o lema é Semear e Jogar para um Futuro Melhor. Seremos todos capazes de tratar a terra, regá-la o bastante para que cresça de forma sustentada? A nossa região aparenta dar sinais de querer continuar a inverter a tendência para a diminuição de praticantes, mas creio que há muitas mais pequenas coisas que serão importantes para que num futuro próximo esta região possa contribuir para a expansão da modalidade na Zona Centro.

No próximo dia 10 de Junho, no Arrabal o nosso Coordenador Técnico do Comité Distrital de Minibasquete – Raul Antunes – tudo fará para que todas crianças joguem minibasquete e se divirtam. Após esta comemoração fazemos votos para que os clubes, os seus responsáveis tenham clara a noção da morosidade, da competência e da paciência que deverá existir no longo período de formação.

Ao treinador pede-se competência e investimento qualitativo na sua intervenção e direcção da prática com crianças e jovens; ao dirigente que apoiem e encontram viabilidade nos projectos de formação desportiva através do Basquetebol; aos Pais e familiares que se envolvam e dêem um apoio desinteressado à prática desportiva infanto-juvenil.
Dia 10 de Junho ouviremos por todo o território nacional, milhares de crianças ansiosas por desfrutarem de um momento que simbolicamente lhes é destinado. No dia 10 de Junho dispõe a modalidade de mais um momento que poderá constituir mais uma prova evidente de quais são as verdadeiras prioridades para que o Basquetebol, cresça, fomente cultura e gosto pela modalidade e construa alicerces para que num futuro próximo Portugal constate que apostar no Basquetebol é apostar numa modalidade com potencial empreendedor.

Não queria terminar sem expressar um reconhecimento especial a todos aqueles que possibilitaram na época que agora termina a dinamização do Minibasquete na AB Leiria. Gostaria ainda de enaltecer o papel que o Raul Antunes tem desempenhado no sentido de fornecer bases de organização e planeamento aos nossos clubes filiados. Constitui um contributo importante, deixando a cada um dos clubes a possibilidade de explorar o seu dinamismo e criatividade.

E porque falamos de minibasquete teremos igualmente de falar do San Payo Araújo, e porquê? Porque muitos dos projectos de minibasquete dos clubes da AB Leiria tm um determinante contributo do nosso director técnico nacional do Comité Nacional de Minibasquete, através do lançamento da primeira pedra – da primeira chama.
A todos aqueles que irão dinamizar actividades no Dia do Minibasquete fica um agradecimento e reconhecimento especial.

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária