A seleção portuguesa de sub 20 masculinos venceu a Holanda por 72 – 63, dando um passo importante para garantir a passagem aos quartos-de-final da divisão B do Campeonato da Europa.
Esta vitória deixa os portugueses no 2.º lugar (em igualdade com a Holanda) do grupo B quando falta apenas um jogo para terminar esta fase. Contudo, a competição ainda está muito equilibrada, e para terem a certeza que vão seguir em frente vão ter de vencer o Chipre no jogo de amanhã (14H00).
Já com duas vitórias na competição a Holanda chegava bem mais tranquila que Portugal ao confronto de hoje. Todavia, os jovens portugueses pareceram não se perturbar com a importância do jogo — uma derrota poderia complicar muito o apuramento para os quartos-de-final — e tomaram as rédeas do encontro desde o início.
Fruto de uma boa eficácia ofensiva, principalmente nos lançamentos de longa distância (42.9%), a equipa orientada por André Martins conseguiu manter-se no comando do marcador na maioria do jogo.
Mas a partida ficou marcada pelos excelentes últimos cinco minutos da 1.ª parte. Provocando várias perdas de bola ao adversário e continuando o acerto no capítulo do lançamento, os portugueses conseguiram um parcial de 18 – 5 que permitiu chegar ao descanso com uma vantagem de 16 pontos (49 – 33).
Nem o intervalo arrefeceu a mão dos jogadores nacionais. Apesar do esforço dos holandeses para voltar à discussão do jogo, só no último lançamento é que conseguiram baixar da barreira das dezenas, estabelecendo o resultado final em 72 – 63.
O MVP da partida foi o base Pedro Bastos. O jovem de 18 anos que representa o Dragon Force marcou 15 pontos, conquistando ainda três ressaltos. Bastos foi decisivo no derradeiro período, onde marcou oito pontos, impedindo uma aproximação dos holandeses.