Supremacia incontestável
 
Faixa publicitária
Localização: HOME SUB-18 FEMININOS Sub18 Femininos: Noticias Supremacia incontestável

Supremacia incontestável

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 8
FracoBom 

altAs selecções nacionais de Portugal e da Estónia, de Sub-18 Femininos, efectuaram hoje o primeiro dos 2 jogos extra-torneio de preparação, no estágio conjunto que se iniciou ontem  nas instalações da UBI, na Covilhã, também com a presença da Selecção portuguesa de Sub-16 Femininos e da congénere inglesa de Sub-16, cuja chegada a esta cidade serrana está prevista para a próxima 5ª feira.

O 1º período (23-10) foi marcado por um susto causado pelo desfalecimento momentâneo de Emília Ferreira, que no minuto 2 sofreu uma pancada involuntária de uma adversária, tendo sido substituída, depois de recuperar. Portugal depressa tomou as rédeas do jogo (16-3 no minuto 5), obrigando a Estónia a cometer vários turnovers (3-6). A circulação de bola fazia-se a preceito, criando-se boas condições para concretização.

No 2º quarto (11-17) e com Emília Ferreira já em campo, sem problemas, a Estónia passou a criar mais dificuldades, apostando numa rápida transição ofensiva. O maior colectivismo das lusas (7-1 assistências), com destaque para a base Joana Soeiro que fez 5 passes decisivos, até ao intervalo (34-27) e a supremacia nas tabelas (24-15 ressaltos), com realce para os 11 ressaltos ofensivos (4 de Maria Kostourkova ), foi compensando a pior eficácia das comandadas de Kostourkova nos lançamentos de campo (34%-39%).

Reentrou melhor Portugal no 3º período (18-6) aumentando a vantagem para 12 (43-31 no minuto 26), o que o obrigou o treinador da Estónia a parar o cronómetro. Mas sem resultados práticos, porque o colectivo de Kostourkova, defendendo bem, não abrandou o ritmo tendo chegado a 52-33, ao cabo de 30 minutos jogados.

A cavalgada lusa prosseguiu no derradeiro quarto (24-8) manietando o ataque contrário que não encontrou soluções para atacar o cesto. Depois e à medida que o tempo se ia escoando, a Estónia foi perdendo a frescura física, recuperando mal defensivamente, o que proporcionou várias situações de contra-ataque ao seleccionado luso.                         

Resultado final: Portugal Sub-18 Fem 76-41 Estónia Sub-18 Fem

Destaque na selecção portuguesa para a poste Maria Kostourkova, MVP da partida (24,5 de valorização) ao contabilizar 20 pontos, 7 ressaltos sendo 5 ofensivos, uma assistência, 3 roubos e 6 faltas provocadas, com 8/10 nos lances livres. Foi bem acompanhada pela sua companheira na área pintada Chelsea Guimarães (8 pontos, 10 ressaltos sendo 4 ofensivos, uma assistência, 1 roubo e duas faltas provocadas, com 2/5 nos lances livres) e pela atiradora Sofia Pinheiro (11 pontos, 3/3 nos triplos e 2 ressaltos defensivos). Bons pormenores de Simone Costa (10 pontos e muito poder nas entradas), Joana Soeiro (7 assistências, 4 ressaltos sendo 1 ofensivo e 3 roubos) e Laura Ferreira (8 pontos, 6 ressaltos sendo 2 ofensivos, duas assistências e 3 roubos).         

Na congénere da Estónia a mais produtiva foi Marie Roosalu (11 pontos, 4 ressaltos defensivos e 2 roubos), bem secundada por Doris Park (8 pontos e 4/4 nos duplos) e Tatjana Razguljajeva (8 pontos, 3 ressaltos sendo 1 ofensivo, uma assistência e 5 faltas provocadas, com 3/4 nos lances livres).

A vitória de Portugal assentou na superioridade nas tabelas (42-30 ressaltos), com realce para os 18 ressaltos ofensivos contra 3 do adversário, no menor número de erros (16-23 turnovers), no maior colectivismo (15-4 assistências), por ter roubado mais bolas (15-9) e por ter provocado mais faltas (19-12). Melhorou a eficácia na etapa complementar para terminar com 41% nos lançamentos de campo, 43% nos duplos e 33% nos triplos. Esteve igualmente eficaz da linha de lance livre (75%), com 6 lançamentos falhados em 24 tentados.    

Ficha de jogo

Pavilhão da UBI, na Covilhã

Portugal Sub-18 (76) – Joana Soeiro, Sofia Pinheiro (11), Simone Costa (10), Joséphine Filipe (3) e Emília Ferreira (6); Maria Kostourkova (20), Laura Ferreira (8), Chelsea Guimarães (8), Sara Dias (1), Susana Lopes (2), Francisca Meinedo (3) e Ana Moniz (4)

Estónia Sub-18 (41) – Kristi Tamp (2), Kadri Ann Lass, Tatjana Razguljajeva (8), Jane Svilberg (6) e Trine Kasemagi (6); Anni Tagapere, Marie Roosalu (11), Anett Nurm, Sofia Anissimova, Doris Park (8), Laura Noor e Kaari Kamp

Por períodos: 23-10, 11-17, 18-6, 24-8

Árbitros: Henrique Raposo e Gonçalo Farias, de Castelo Branco

As duas equipas voltam a defrontar-se amanhã, no mesmo local e à mesma hora (21H00).

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária