Portugal venceu a Bulgária por 68 – 58 e ainda acalenta esperanças de seguir em frente na divisão B do Campeonato da Europa de sub-16 masculinos que se realiza em Sarajevo.
Contudo, para que tal aconteça os portugueses vão ter de vencer a Noruega (último classificado do grupo A) e esperar que a Macedónia perca frente à Finlândia (atual líder do grupo). Estes resultados até são prováveis de se registar na última jornada, mas o principal problema é que para ter vantagem no desempate com os macedónios Portugal tem de recuperar 70 pontos, ou seja, tem de vencer os noruegueses por uma grande vantagem e esperar que os finlandeses façam o mesmo.
Apesar de terem começado mal o jogo frente à Bulgária, chegaram a estar a perder por 12 – 18 no período inaugural, os portugueses dominaram toda a 2.ª parte e venceram justamente a partida. Não fossem as baixíssimas percentagens de lançamentos de três pontos (15,8%) e de lances livres (25%) e os lusos poderiam ter ganho por uma vantagem bem mais confortável e ficar mais próximo da diferença de pontos da Macedónia.
O melhor início da Bulgária intimidou um pouco os jovens lusos, que até ao intervalo correram atrás do marcador sem nunca conseguirem passar para a frente.
Mas após o descanso tudo mudou. Um parcial de 8 – 0 liderado por Ricardo Monteiro (20pts. e 13ress.) levou os portugueses para a frente, alcançando uma liderança que não mais haveriam de perder.
A três minutos do fim os Búlgaros ainda se colocaram em posição de discutir o jogo até ao final (60 – 56), mas a equipa orientada por Rui Alves voltou a conseguir marcar oito pontos sem resposta e acabou com qualquer tipo de esperanças búlgaras.
Amanhã, pelas 16H30, Portugal decide o seu destino frente à Noruega já sabendo do resultado do confronto entre Macedónia e Finlândia. Se conseguir seguir em frente vai lutar pelo acesso à meia-final, caso contrário vai disputar um lugar entre o 9.º e o 16.º.