Portugal somou a sua 2.ª derrota consecutiva no Campeonato da Europa de sub-16 masculinos e vai disputar o 13.º lugar com Hungria, Áustria e Estónia.
Ao vencer por 48 – 65 a Roménia impediu que os jovens lusos ficassem no 2.º lugar do grupo G que garantiria a entrada no conjunto de equipas que vai disputar o 9.º posto.
A seleção orientada por Rui Alves voltou a ser vítima da sua ineficácia ofensiva. Os portugueses perderam 25 bolas, tiveram uma percentagem de lançamentos de campo de 32,1% e falharam mais de metade dos lances livres que dispuseram (sete em 15). Com tantas dificuldades no ataque, às quais também não foram alheias a boa defesa romena, não foi de estranhar que a equipa nacional nem chegasse à meia centena de pontos.
Ao contrário do que aconteceu frente à Suíça, neste jogo até foram os portugueses a entrar melhor na partida. Com pouco mais de dois minutos jogados Portugal já vencia por 8 – 2, mas a partir desse momento o encontro pertenceu aos romenos. Um parcial de 6 – 15 fez com que a equipa dos Balcãs chegasse ao final do 1.º período já na frente do marcador (14 – 17).
As dificuldades ofensivas do conjunto luso foram demasiado evidentes no 2.º quarto. Ao converter apenas três dos 14 lançamentos tentados Portugal deixou fugir o seu adversário no marcador. Ao intervalo a Roménia vencia por 21 – 31.
Mas nem o descanso foi bom conselheiro. Portugal manteve a mesma a mesma eficácia na hora de atacar o cesto e ainda somou oito perdas de bola. Com tantos erros a vantagem romena cresceu ainda mais, chegando-se ao derradeiro período com o resultado de 29 – 50.
Detentores de uma vantagem tão tranquila, os romenos não tiveram grandes dificuldades em manter Portugal fora da luta pela vitória. Apesar dos jovens nacionais terem lutado até ao fim — venceram o período por 19 – 15 — esse esforço foi inglório pois o jogo há muito estava entregue à Roménia.
Sábado (12H30) Portugal joga com a Hungria o apuramento para o jogo que decide o 13.º e o 14.º lugares. Em caso de derrota os lusos vão disputar o 15.º lugar frente à equipa que perder no confronto entre Estónia e Áustria.