Tambem lá por fora se fala da extraordinária campanha realizada pela seleção nacional feminina de sub-18 na edição deste ano do campeonato da Europa, divisão A.
Paul Nilsen, colunista do site da Fiba para o basquetebol feminino, na análise que efetuou ao campeonato da Europa de sub-18 deste ano, fez referência à brilhante prestação da seleção lusa, elegendo mesmo a sua timoneira, Mariana Kostourkova, como a "sua" treinador do torneio.
Mais relevante do que a classificação final em si, foi a forma como a equipa conseguiu reagir a um início difícil e arrancar para uma série de seis vitórias consecutivas que terá impressionado o colunista. Aqui fica um excerto das suas próprias palavras, cujo artigo completo pode consultar aqui.
"Last word however must go to Portugal and head coach Mariyana Kostourkova. This was their first-ever season in Division A and survival was the goal. After a rocky start, they eventually found their feet and went on to finish the tournament with a truly mind-blowing six wins in a row.
That's why Kostourkova just pips Lapena for my coach of the tournament vote."
"Contudo, a última palavra tem de ir para Portugal e para a sua treinadora Mariyana Kostourkova. Esta foi a primeira presença na Divisão A e o objetivo era a manutenção. Depois de um início tremido, elas encontraram-se e acabaram por partir para uma verdadeiramente impressionante série de seis vitórias consecutivas.
É por isso que Kostourkova supera Lapena (treinador espanhol) e recebe o meu voto para treinadora do torneio."
Comentários
Parabens e mais pressão, estilo para novos e melhores cometimentos,.
Um xi-coração, tambem com pressão.
Os meus parabéns estendem-se obviamente a todo o grupo de trabalho que representou Portugal de forma tão digna e meritória neste Europeu.
Fica o desafio para o próximo ano de superar a classificação obtida este ano!!!
Na praia onde passo férias estou com frequência com outro grande entusiasta da nossa modalidade, o amigo Miguel Graciano.
Quando Portugal alcançou a manutenção disse ao Miguel de foram assertiva e convicta, a equipa da Maryana vai "picar" os dois últimos jogos,
Reconhecimento merecido parabéns Maryana.