No dia em que foi conhecido o primeiro apurado para a segunda fase, o destaque pela negativa vai para as históricas Rússia e Turquia que continuam sem vencer.
Grupo C
A Eslovénia manteve a invencibilidade no dia em que a Espanha regressou às vitórias. Quem continua sem vencer é a Polónia, que vê o apuramento por um canudo e só num improvável desempate entre várias equipas poderá ainda seguir em frente.
Espanha 60 – 39 Republica Checa
No jogo que abriu o dia no grupo C a Espanha voltou a sufocar um adversário e a vencer com toda a naturalidade. O jogo ofensivo da Republica Checa foi completamente anulado, sobretudo no último quarto, período em que os checos somaram apenas 2 pontos. Mas se a defesa espanhola se apresentou a um nível altíssimo, o mesmo não se pode dizer do seu ataque, cujas percentagens de lançamento deixaram muito a desejar. Rudy Fernandéz foi o MVP do encontro com 14 pontos e 8 ressaltos.
Croácia 74 – 70 Polónia
Um início de jogo praticamente perfeito por parte da Croácia (24-4, com 7 minutos de jogo decorridos) acabou por se transformar num encontro muito apertado devido à grande reação polaca. Liderados por Michael Ignerski (22 pontos e 12 ressaltos) que saltou do banco para liderar a reviravolta, a Polónia conseguiu ainda assustar a Croácia que teve de suar nos minutos finais para garantir a vitória. Bogdanovic (23 e 6) foi o melhor pelos croatas.
Geórgia 68 – 72 Eslovénia
A Eslovénia continua a aproveitar o fator casa e a vencer jogos disputados. Perante uma Geórgia mais poderosa fisicamente e que disso soube tirar partido para dominar a luta das tabelas, a Eslovénia respondeu com a sua tradicional boa movimentação de bola e eficácia de lançamento. Num dia em que os irmãos Dragic passaram por alguns problemas de faltas, foi Domen Lorbek (18 pontos) o elemento em maior destaque na equipa da casa. Contudo, o MVP do encontro foi o georgiano Sanikidze que obteve um duplo-duplo (17 e 13 ressaltos).
Classificação Grupo C
- Eslovénia 3-0
- Espanha 2-1
- Croácia 2-1
- Geórgia 1-2
- Republica Checa 1-2
- Polónia 0-3
Grupo D
A Grécia é a primeira seleção a garantir o apuramento para a segunda fase e a Itália está lá próxima. Já a Rússia e a Turquia continuam sem vencer e só uma combinação muito particular de resultados permitirá a uma delas seguir em frente.
Rússia 62 – 81 Suécia
A Suécia teve o seu momento alto no campeonato ao derrotar a histórica Rússia por margem dilatada. A Rússia que se apresentou neste campeonato bastante desfalcada tem sido a maior desilusão da prova e está neste momento praticamente afastada da fase seguinte. Os dois atletas NBA da Suécia foram os heróis da partida, com Jerebko (22 pontos e 13 ressaltos) e Taylor (25, 6 e 4 assistências) a exibirem-se em grande nível e a serem os principais responsáveis pelo histórico resultado. Pelos russos, apenas Shved (15) e Antonov (13) marcaram na casa das dezenas.
Itália 62 – 44 Finlândia
Num duelo entre equipas invictas, a Itália conseguiu manter o estatuto, infligindo a primeira derrota na competição à surpreendente Finlândia. Com uma defesa forte e agressiva, a Itália limitou a eficácia ofensiva finlandesa, nomeadamente o seu tiro exterior, que neste jogo não apareceu. E mesmo num dia em que o ataque italiano não fluiu e em que a sua grande referência ofensiva, Belinelli, esteve em dia não, a Itália ganhou. Num encontro de baixa pontuação, Luigi Datome (10 pontos, 8 ressaltos e 4 assistências) foi o único a marcar pontos na casa das dezenas
Turquia 61 – 84 Grécia
Mesmo sem poder contar com o base Spanoulis que no último jogo havia sofrido um entorse no pé, a Grécia mostrou que dispõe de outras soluções. Bourousis foi um dos que assumiu a liderança do grupo ao apontar 21 pontos, com 8/10 em lançamentos de campo. O outro foi Zisis ao somar 11 assistências. Do lado turco, de destacar os desempenhos de Ilyasova (13 pontos) e Arslan (9 e 5 assistências) em mais um dia negro de Turkoglu (2 pontos; LC: 0/9).
Classificação Grupo C
- Grécia 3-0
- Itália 3-0
- Finlândia 2-1
- Suécia 1-2
- Rússia 0-3
- Turquia 0-3