Começou o mata-mata
 
Faixa publicitária

Começou o mata-mata

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 6
FracoBom 

Sergio RodriguezA expressão que ganhou vida pela boca de Luiz Filipe Scolari por alturas do Euro 2004 não podia ser mais adequada ao que se passou no dia de hoje.

Tiveram início esta quarta-feira os quartos-de-final do Eurobasket, a fase em que a derrota é proibida pois qualquer desaire siginifica o fim da luta pelo título europeu. E depois de uma brilhante campanha até este ponto, tal foi o que aconteceu à Sérvia e à Eslovénia, que apesar de terem terminado a fase anterior no 1º e 2º lugar dos respectivos grupos, foram batidas por Espanha e França, respectivamente.

Sérvia 60 - 90 Espanha

Já não é a primeira vez que os espanhóis perdem vários jogos de forma algo surpreendente em fases preliminares de grandes competições internacionais. Certo é que quando é preciso vencer, a Espanha vence e fá-lo de forma concludente.

O que se passou hoje foi um autêntico massacre. A Espanha dominou de princípio a fim, jogando de forma extremamente concentrada, defendendo agressivamente e impondo o ritmo de jogo que mais lhe interessava, o mais rápido possível. Os mais jovens e inexperientes sérvios viram-se envovidos numa teia e só a espaços se conseguiram soltar. Impulsionados pelo ritmo frenético de Ricky Rubio (5 pontos, 6 ressaltos, 6 assistências e 4 roubos) e de Sergio Rodriguez (22 e 4 assistências) e assentes na classe de Rudy Fernandéz (19 e 4 ressaltos) e na solidez de Marc Gasol (7, 5 e 6), nuestros hermanos foram simplesmente avassaladores e deram provas de que quando querem, são capazes de jogar a outro nível. Do lado sérvio, a cara resignada do experiente técnico Ivkovic dizia tudo, tal era a impotência da sua equipa em contrariar uma Espanha a quem tudo saía bem. Sem poder contar com a liderança do seu base Markovic e perante o dilatar do marcador, o técnico sérvio resolveu abdicar do jogo ao intervalo e poupar os seus atletas para o próximo jogo que se joga já esta quinta-feira frente à Eslovénia e cujo vencedor se apurará para o Mundial do próximo ano.

Eslovénia 62 - 72 França

Tal como no primeiro encontro do dia, tambem aqui venceu o conjunto mais experiente e mais habituado a estas andanças.

Os actuais vice-campeões em título partiram o coração aos 10000 espectadores que encheram o pavilhão de Ljubljana para apoiar o conjunto da casa. No entanto, ao contrário do jogo anterior, este foi muito mais renhido com a França a segurar o triunfo apenas nos minutos finais. Foi nessa altura que veio ao de cima a maior experiência, com a equipa gaulesa a funcionar como um todo, a executar melhor e a tomar melhores decisões. Na defesa, Batum foi o antídoto para o endiabrado Goran Dragic (18 pontos e 6 assistências), que resultado do cansaço acumulado e da intensa pressão defensiva, acabou por não decidir bem na fase final do encontro, forçando alguns lançamentos e cometendo outros tantos turnovers. A opção da Eslovénia em dar a bola ao seu base e deixá-lo resolver, acabou por custar caro, já que a França fechou bem os caminhos a Dragic. Do lado contrário, a França atacou melhor, variando as suas soluções ofensivas, com Tony Parker (27 e 3 ressaltos), Boris Diaw (10, 6 e 3) e Nicolas Batum (14 e 5) a assumirem-se como principais protagonistas.

Com este triunfo, a França garante um lugar na primeira meia-final e poderá vingar a derrota sofrida na final do Eurobasket 2011 às mãos da Espanha. Será certamente um desafio interessante de assistir e que tem data marcada para a próxima sexta-feira, dia 20.

Esta quinta-feira disputam-se os encontros que irão definir os outros dois semi-finalistas.

Quartos-de-final

Croácia - Ucrânia
Lituânia - Itália

E ainda, joga-se já o primeiro encontro referente à fase que irá definir a classificação do 5º ao 8º, que será disputado entre os derrotados de hoje.

Classificação 5º ao 8º

Sérvia - Eslovénia

De notar que os 7 primeiros classificados deste Eurobasket garantem o apuramento directo para o Mundial do próximo ano que se realiza em Espanha. Sabendo-se que os espanhóis já tinham a sua presença confirmada enquanto país organizador, ficou-se hoje a saber a primeira das outras seis seleções apuradas da zona europeia, a França.

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária