Com vista a reforçar os quadros de juízes existentes, o CAD da AB Santarém vai levar a cabo mais Cursos para novos árbitros e novos oficiais de mesa.
O Curso para novos oficiais de mesa irá decorrer com duas opções, ocupando 1 dia (8 horas): dia 29/set., em Santarém ou dia 5/out., em Torres Novas.
Já para o Curso para novos árbitros, com duração de 2 dias (16 horas) irá decorrer a 5 e 6 de outubro, em Torres Novas, no Palácio dos Desportos daquela cidade.
As condições de acesso a ambos os cursos são as seguintes:
Idade Mínima: 14 anos
Taxa de inscrição: 25 Euros (inclui equipamento)
O Presidente do CAD Santarém, Bruno Casinha, disse ao PB "esperamos ter uma forte adesão nestes cursos, fruto da capacidade de divulgação e cooperação dos clubes da região, para que os quadros regionais de arbitragem permitam termos equipas de arbitragem oficiais em todos os jogos", reforçando ainda que "nos últimos 2 cursos realizados conseguimos manter em actividade na época seguinte cerca de 90% das pessoas que concluíram os cursos, o que diz bem da capacidade de envolvimento e retenção por parte do CAD Santarém, bem como do facto das pessoas se sentirem úteis à modalidade e realizadas nestas funções".
A terminar Bruno Casinha acrescentou que "a carreira arbitral é uma oportunidade de as pessoas ascenderem a outros patamares, mantendo o contacto com a modalidade que adoram. Temos juízes que fizeram o Curso há 4 ou 5 épocas e já chegaram a árbitros nacionais ou oficiais de mesa nacionais, fruto da sua capacidade para a função e do investimento feito em formação contínua. Os próprios Clubes ficam satisfeitos por terem trazido para a arbitragem pessoas que se destacam por atingirem patamares superiores e serem um exemplo para os que agora vão tirar o Curso".
O presidente do Conselho de Arbitragem de Santarém termina dizendo que "Infelizmente todas as épocas vemos partir para outras regiões jovens que vão estudar para a Universidade, acabando alguns por deixar de arbitrar ou fazer mesa por não terem a mesma disponibilidade. Estes cursos para novos árbitros e novos oficiais de mesa ajudam também a suprir estas baixas que vão acontecendo época após época."