França conquista ouro
 
Faixa publicitária
Localização: HOME SENIORES MASCULINOS Competições: Diversos França conquista ouro

França conquista ouro

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 7
FracoBom 

Tony ParkerPela primeira vez na sua história, a França sagrou-se campeã europeia, ao derrotar a Lituânia na final que se disputou este domingo em Ljubljana. A Espanha acabou com a medalha de bronze.

França 80 - 66 Lituânia

Não se pode dizer que tenha sido fácil o triunfo dos franceses, mas certo é que se esperava mais equilíbrio nesta final. Esta França voltou a demonstrar que não é só Tony Parker e foi com naturalidade que se superiorizou à Lituânia, de quem se esperava algo mais.

O jogo foi equilibrado até meio do segundo período, altura em que o até aí endiabrado Linas Kleiza (marcou 16 dos primeiros 29 pontos da Lituânia) foi para o banco. Aproveitou a França, sobretudo através de Nicolas Batum (17 pontos, 6 ressaltos e 2 roubos),que fez tambem ele uma primeira parte fantástica, com 17 pontos marcados e inúmeras intervenções defensivas de alto nível, particularmente na defesa ao base Kalnietis. Com o extremo dos Blazers inspiradíssimo, a França arrancou para um parcial de 21-3 e colocou-se a vencer por 16 pontos ao intervalo.

A Lituânia voltou do intervalo com vontade e intensidade mas a França não perdeu a concentração. E se na primeira parte foi Batum a carregar a sua equipa às costas, no início da segunda metade foi Boris Diaw (15, 6 e 4 assistências) quem aguentou o barco. Com o tempo a correr a favor dos franceses, os lituanos deixaram de jogar sob controlo e tentaram executar demasiado depressa e de forma precipitada. As consequências foram desastrosas para a Lituânia que falhou lançamentos atrás de lançamentos e nunca conseguiu verdadeiramente ameaçar a superioridade dos Bleus na segunda parte. Para fechar em beleza para os franceses, apareceu finalmente em cena o MVP do torneio, Tony Parker (12 e 3 assistências) a acabar com qualquer dúvida que pudesse ainda subsistir no derradeiro período. Kleiza (20 e 4 ressaltos) e Kalnietis (19 e 4) acabaram por ser os melhores do conjunto lituano que terminou com a medalha de prata.

Na base do triunfo francês esteve a forma tenaz como o conjunto defendeu durante todo o encontro e como dominou a luta das tabelas, ao conquistar mais 17 ressaltos que o seu adversário.

Espanha 92 - 66 Croácia
No jogo de atribuição da medalha de bronze, a Espanha bateu a Croácia, com Sergio Lllull (21 pontos) em grande destaque. O base do Real Madrid saltou do banco com a sua habitual energia e entrega ao hoje, mudou o ritmo da partida e conduziu o seu conjunto a um "atropelamento" da Croácia. Do lado croata, apenas Bogdanovic (22 e 4 ressaltos) se deu bem com o ritmo frenético imposto pelos bases espanhóis e apesar do seu excelente desempenho, não conseguiu levar a sua equipa às medalhas. Marc Gasol (17 e  8) e Victor Claver (16 e 6) estiveram tambem em destaque pelos espanhóis.

Referir ainda que Tony Parker foi eleito o MVP do torneio, um prémio mais que merecido para o base dos San Antonio Spurs que atinge aos 31 anos um dos maiores feitos da sua carreira, ele que já foi MVP das Finais da NBA em 2007.

Alem de Parker, integram ainda o 5 ideal da competição o base esloveno Goran Dragic, o extremo croata Bojan Bogdanovic, o extremo lituano Linas Kleiza e o poste espanhol Marc Gasol.

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária