Detecção de talentos
 
Faixa publicitária
Localização: HOME BASKET CLINIC TREINADORES ENTREVISTAS Detecção de talentos

Detecção de talentos

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 16
FracoBom 

San PayoInterrompi a exposição das minhas reflexões sobre os resultados das selecções nacionais de formação para prestar o meu tributo ao Prof. Carlos Gonçalves. Prestada a minha singela homenagem volto ao tema dos resultados das selecções.

Escrevi no artigo o “Contacto Internacional” que a razão principal pela qual a Espanha está a anos -luz de todos os outros países europeus reside na filosofia, metodologia, na forma como está estruturada organizada a detecção e condução do desenvolvimento dos seus jovens talentos.

Como referi, não há nenhuma potência do basquetebol europeu, mesmo países com mais habitantes, com maior densidade populacional, maior riqueza e menos periféricos, que consigam ano após ano resultados brilhantes, lutando quase sempre pelos 3 primeiros lugares das competições masculinas e femininas de Sub-16, Sub-18 e Sub-20. A forma regular com que se situam nos lugares de pódio é sem dúvida algo merecedor de reflexão e estudo.

Como já mencionei no meu artigo, “Como apanhá-los”, são nove os pilares que conduzem ao sucesso desportivo. Contudo, quando há países que tem pilares tão bons ou melhores e obtêm piores resultados impera a necessidade de compreender as diferenças.
A França tem 65 milhões de habitantes uma densidade populacional de 115 habitantes por km2, é um país da zona central na Europa. Por seu lado,a Espanha tem  47 milhões de habitantes, 91 habitantes por km2. No entanto, a título comparativo como se poderá ver no quadro em baixo, a Espanha está a anos luz de todos os países em termos dos resultados das selecções masculinas e femininas dos Sub-20, Sub-18 e Sub-16.

Quando regressei da minha experiência na Academia de Iniciação da Federação Espanhola de Basquetebol - Collel - relatei aqui em diversos momentos essa minha experiência. Também fui convidado para expor em diversas acções de formação essa vivência. Passados dois anos sinto, que aqui ou ali, houve quem quisesse por em prática alguns destes princípios e dessa filosofia de detecção de talentos, mas sem grande consistência. Por vivermos tempos difíceis, maior é a necessidade de termos desígnios, pelo que resolvi voltar a estas ideias e lançar um desafio que poderá envolver e unir os agentes da nossa modalidade, caso considerem os mesmos importante trabalhar colectivamente e expressem essa importância de forma corajosa e audaz. Para tal, nos meus próximos artigos vou partilhar uma proposta concreta de trabalho que se sustenta na filosofia de Collel, adaptada à nossa realidade. Na próxima semana, começarei por recapitular a filosofia e as orientações do método FEB na detecção de talentos, pois para mim é aqui que reside a grande diferença, relativamente a todos os outros países.

Classificações obtidas pela Espanha

Ano

Masculinos

Femininos

Sub-20

Sub-18

Sub -16

Sub-20

Sub-18

Sub -16

2013

2012

2011

2010

11º

2009

2008

2007

2006

11º

 Em 48 campeonatos 18 títulos de campeão e 34 presenças no pódio.

Classificações obtidas pela França

Ano

Masculinos

Femininos

Sub-20

Sub-18

Sub -16

Sub-20

Sub-18

Sub -16

2013

2012

13º

13º

2011

2010

2009

2008

2007

2006

 Em 48 campeonatos 5 títulos de campeão e 19 presenças no pódio.

 

Comentários 

 
+2 #2 San Payo 01-10-2013 21:26
Caro Humberto

Tenho lido com atenção os teus comentários aos meus artigos. Muito obrigado pelas tuas oportunas e pertinentes considerações. É sempre bom ouvir alguém com larga experiência que já tando deu ao basquete. Terei todo o gosto em conversar contigo sobre a sugestão que farei nos próximos artigos.

Um grande abraço
Citar
 
 
+4 #1 Humberto Gomes 01-10-2013 15:01
Caro San Payo: Despertou-me vivamente a atenção este teu artigo. Como terei feito parte de um "Plano nacional de detecção de talentos, enquanto coordenador zonal de formação,sem resultados visiveis, tocou a minha sensibilidade esta tua reflexão, que a fundamentarás em profundidade, estou certo disso.Porque não a apresentares à nossa FPB, via ENB? Poderia constituir uma autêntida "pedrada no charco", se se viesse a constituir uma estrutura perfeitamente enquadrada, primeiro a nivel regional, depois nacional. Não se daria uma vatente sacudidela nalgum marasmo por aí instalado ? Estou em crer que sim! Fico a guardar por desenvolvimento s e por algum eco, face a algum "poder" (de convencimento feito) à beira mar plantado.Aquele abraço.
Citar
 
 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária