O campeonato da crise
 
Faixa publicitária
Localização: HOME CNB1 CNB1: Noticias O campeonato da crise

O campeonato da crise

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 11
FracoBom 

Campeonato Nacional da 1ª DivisãoForam razões de contenção de custos que levaram à fusão do CNB1 e CNB2 no novo Campeonato Nacional da 1ª Divisão. Campeonato novo com um nome antigo,

já que esta era a designação da principal competição nacional antes do advento do também já extinto campeonato da LCB.

A crise afecta todos os sectores de actividade do país e o basquetebol não é excepção. O modelo desta 1ª Divisão, com uma 1ª fase organizada em grupos de proximidade geográfica, pretende reduzir custos de deslocação das equipas. Só na 2ª fase se joga num âmbito de Zona, com dois grupos de 6 no Norte e outros tantos no Sul. Pena é que o modelo escolhido não inclua Play-Off, o que reduz consideravelmente a intensidade da competição. O vencedor será encontrado em finais de Zona e final Nacional, disputada cada uma num único encontro.

Numa competição com um número tão alargado de concorrentes haverá certamente uma grande diversidade de expectativas. Entre equipas provenientes do CNB1, do CNB2, equipas “B” constituídas por jovens sub-22, e até uma equipa, a Física, que presumivelmente por razões económicas, resolveu abdicar do campeonato da Liga onde teve um desempenho positivo na época passada, as ambições não estarão ao mesmo nível.

De entre os 31 participantes na Zona Sul, 8 vêm do CNB1 e 1 vem da LPB, distribuídos pelos 3 grupos da forma seguinte:

  • No Centro/Sul participam 1 ex-LPB e 3 ex-CNB1, o 1º, o 4º e o 5º da fase regular da época passada
  • No Sul A participam 1 ex-LPB de 2 épocas atrás e 3 ex-CNB1, o 2º, o 6º e o 7º da fase regular da época passada
  • No Sul B participam 2 ex-CNB1, o 8º e o 9º da fase regular da época passada, que acompanham o campeão do último CNB2

Claro que só a competição dirá quem são os conjuntos melhor apetrechados, mas à partida e de um ponto de vista puramente teórico os grupos Centro/Sul e Sul A aparentam ser os mais competitivos da Zona Sul.

Apenas os grupos com maior número de equipas entraram já em acção: o Centro-Sul com 11 e o Sul A com 12 participantes. O grupo Sul B com 8 equipas inicia a actividade no próximo fim-de-semana.

Na 1ª jornada já houve alguns sinais de que a teoria não é tudo.

No Sul A o Barreirense, um dos clubes portugueses com maior tradição e currículo foi aos Açores perder com o União Sportiva (49-46). Dos 3 ex-CNB1, dois ganharam e um perdeu. O Seixal venceu em casa o Montijo (70-59) e o Estoril Basket foi bater fora os estudantes da UNL (62-86), ao passo que o Cruz-Quebradense foi perder em casa do Basket Almada (65-45). A jornada completou-se com a vitória em casa do Algés B sobre o Estoril Praia (66-39) e com a derrota caseira do Basket Queluz face aos Salesianos OSJ (43-58).

No Centro/Sul o Atlético, vencedor da Zona Sul do CNB1 da época passada não ganhou para o susto na deslocação à Chamusca, batendo a equipa da casa por magros 2 pontos (78-80). A visita da Física a Moscavide não defraudou a expectativa e resultou num encontro competitivo e equilibrado com vitória apertada dos visitantes (80-82). Mais claras foram as vitórias do Rio Maior na recepção ao Odivelas (78-56) e do IST na visita ao NB Queluz (61-75). O Academia B-Malveira foi adiado.

No próximo fim-de-semana os grupos Centro/Sul e Sul A disputam a 2ª e a 3ª jornada, enquanto no Sul B se jogam 3 encontros da 1ª jornada.

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária