Supertaça Feminina
 
Faixa publicitária
Localização: HOME CAMPOS CARLOS BARROCA CAMPOS Supertaça Feminina

Supertaça Feminina

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 1
FracoBom 

José TolentinoA 29ª edição da Supertaça Feminina foi marcada para o próximo domingo, 3 de Novembro, a partir da 17H00, no Pavilhão Desportivo dos Lombos, em Carcavelos. Algés na qualidade de campeão nacional e CAB Madeira

como finalista vencido da Taça de Portugal (as algesinas fizeram a dobradinha) discutirão a posse do troféu.

Este ponto alto cuja organização foi atribuída à Associação de Basquetebol de Lisboa, por delegação da FPB, engloba outras iniciativas, nomeadamente a entrega dos prémios da Liga Feminina relativos à época 2012/13 (agendada para o intervalo do jogo da Supertaça) e também uma reunião de clubes da Liga Feminina, que terá início às 10H00 de domingo, numa sala do Pavilhão dos Lombos, gentilmente cedida por Jorge Vieira, Presidente do emblema anfitrião. A agenda de trabalhos proposta inclui dois temas importantes (proposta de sanções para casos de incumprimento, uma luta que dura há vários anos e também uma proposta de reformulação do sistema de votação e da sua metodologia, que visa a agilização da mesma), pelo que é importante a presença do maior número de clubes (o pleno serão 11, como é sabido).

Curiosamente um dos intervenientes (CAB Madeira) lidera o ranking dos vencedores do troféu, com 6 triunfos, seguido do Estrelas da Avenida (5), CIF, Olivais e Algés, todos com 3. Das duas uma: ou as madeirenses consolidam a posição de liderança ou ao invés as algesinas se aproximam dos lugares do topo, ultrapassando cifistas e olivanenses.

Difícil será fazer um prognóstico porque este tipo de jogos rodeia-se sempre de uma certa imprevisibilidade. Uma coisa é certa: pela primeira vez desde há muitos anos (talvez tenhamos que recuar aos anos noventa) que o Algés se apresenta apenas com jogadoras portuguesas, sinais evidentes dos tempos conturbados porque passamos, uma crise que é transversal à sociedade portuguesa, nos seus mais variados sectores. Mas também não é menos verdade de que o plantel à disposição do espanhol Manolo Povea está recheado de internacionais lusas, não só dos escalões de formação (Vitória Pacheco, Joana Canastra, Joana Soeiro, Simone Costa, Chelsea Guimarães e Carolina Gonçalves) mas também pela selecção sénior (casos de Mariana Alves, Dora Duarte, Joana Bernardeco, Inês Faustino e Lavínia Silva). A equipa é bastante jovem, está a ser formada, a ganhar calo e por isso há que dar tempo ao tempo.

Por seu turno o colectivo de João Pedro Vieira (que regressa ao trabalho de campo após um interregno em que esteve dedicado a outras funções não menos importantes) conta com duas estrangeiras: a poste Justina Udenize (internacional nigeriana que em Setembro esteve no AfroBasket realizado no Maputo, integrando a selecção do seu país), muito forte fisicamente e que ganha muitos ressaltos e a norte-americana Christian Selter, com características de boa lançadora. Mas também tem nas suas fileiras várias internacionais portuguesas, designadamente a base/extremo Maria João Correia, a extremo/poste Carolina Escórcio e a extremo Marta Bravo.

Perspectiva-se pois um espectáculo interessante, recheado de bons momentos de basquetebol, porque qualidade não falta na maioria dos intervenientes.

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária