A 2ª jornada do principal campeonato masculino foi dominada por atletas portugueses. Se assim se mantiver, a LPB pode-se tornar numa competição ainda mais apelativa e interessante.
A possibilidade dos adeptos se relacionarem e identificarem com os jogadores nacionais que vestem as camisolas dos clubes da sua terra aumentam com a sua utilização e tal deve-se sobretudo à coragem por parte dos treinadores de topo em apostar nesses jovens ou não tão jovens atletas.
Esta semana, o site Planeta Basket escolheu seguintes cinco jogadores portugueses que estiveram em destaque na segunda jornada de campeonato:
- MVP=33 Nuno Marçal (Maia Basket) - 28 pts, 10 res e 2 ass
- MVP=30 Fernando Sousa (Académica) - 30 pts e 4 res
- MVP=29 Miguel Minhava (Galitos Barreiro) - 14 pts, 7 res e 9 ass
- MVP=28.5 João Soares (UD Oliveirense) - 22 pts e 10 res
- MVP=25.5 (VSC) José Silva - 29 pts - 6 triplos
Nuno Marçal foi o MVP (33) da jornada (duplo-duplo), apesar do Maia Basket ter somado a sua primeira derrota em Barcelos, que averbou o seu segundo êxito consecutivo.
No seu primeiro jogo na edição deste ano da LPB, a Académica perdeu em casa com o Vitória de Guimarães, apesar da grande exibição do seu capitão (Fernando Sousa MVP=30). A equipa comandada este ano por Jacinto Silva passa por graves dificuldades financeiras, que inclusivamente colocaram em causa a participação do clube na prova. Do outro lado, outro português, José Silva esteve com a mão quente ao converter 6 triplos totalizando 25.5 pontos MVP.
No derby das margens da capital, o Galitos do Barreiro venceu o Algés, com Miguel Minhava a mostrar que vai ser um fator a ter em conta este ano com a sua equipa, e que espera deixar a sua marca no campeonato.
De regresso ao campeonato português, João Soares (duplo-duplo) ajudou o seu novo clube Olivereinse, a somar a primeira vitória nesta época, perante um adversário de respeito, que ainda recentemente venceu o Trofeu Antonio Pratas, Ovarense Dolce Vita.
Nos outros dois encontros da jornada, o Benfica venceu o Lusitânia em casa, ultrapassando a fasquia dos 100 pontos e o Sampaense bateu o CAB na Madeira. Esta importante vitória do conjunto de São Paio de Gramaços foi uma bela resposta ao surpreendente desaire sofrido na primeira jornada em casa com o Barcelos. O Sampaense confirma a sua tendência para surpreender os Amigos na Madeira, repetindo o triunfo alcançado na época passada.
Todos os resultados
- S.L. Benfica 109-75 SC Lusitânia EXPERT
- Algés 67-73 Galitos Barreiro Tley
- UD Oliveirense 72-70 Ovarense Dolce Vita
- Barcelos HotelTerçoGive 75-70 Maia Basket
- Académica 70-98 VSC
- CAB Madeira 81-88 Sampaense Basket
Próxima jornada
9 de Novembro
- Sampaense Basket - Académica (16H00 - Serafim Marques)
- Ovarense Dolce Vita - Galitos Barreiro Tley (16H00 - Arena Dolce Vita)
- VSC - S.L. Benfica (18H00 - Pavilhao Vitória SC)
- SC Lusitânia EXPERT - Algés (20H30 - Mun. Angra Heroísmo)
- UD Oliveirense - BarcelosHotelTerçoGive (21H00 - Dr. Salvador Machado)
10 de Novembro
Maia Basket-CAB Madeira (16H00 - Mun. Formigueiro)