Ensinar fundamentos - Parte III
 
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Ensinar fundamentos - Parte III

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Ensinar FundamentosCom o presente artigo termino esta sequência dedicada ao ensino dos fundamentos. Como foi referido a intenção baseou-se na partilha de um documento de Juan José Liras, onde este nos enriquece com dicas para ensinar fundamentos.

A grande novidade desta semana é que teremos uma dica extra perfazendo 26 e não 25 como tinha referido inicialmente.

  • 21. Não carregues os teus atletas de informação sobre o que deverão fazer. Possibilita situações de tentativa e erro. Permite também que o jogador descubra por si mesmo soluções mas facilitando-lhe o trabalho, dando-lhe pistas e feedbacks adequados. Nalgumas ocasiões podes recorrer a questionamento, com a ideia de centrar a atenção do jogador, fazendo pensar e interiorizar melhor a solução.
  • 22. Estabelece objectivos realistas para cada jogador. Pratica um estilo de ensino individualizado, uma vez que cada jogador é diferente. Nem todos aprendem o mesmo, nem respondem da mesma forma aos estímulos que lhes são apresentados. Procura conhecer os teus jogadores e descobrires a melhor forma de chegares até eles.
  • 23. Está atento para que não te escape quando um atleta tem atitudes corretas. Se assim acontecer elogia-o diante do grupo, aumentará a sua autoconfiança e motivação. Aumentará igualmente o desejo de imitar a conduta premiada. Todos respondemos melhor ao elogio do que à reprovação. Usa com frequência o reforço positivo.
  • 24. Sempre que seja possível dá instruções breves, fáceis de entender e de forma amena, com o objectivo de rentabilizar ao máximo o tempo de treino. Usa palavras estratégicas que o jogador reconheça e que façam com que centre no que realmente é importante corrigir. Não caias na tentação cair em monólogos que aborrecem e incluem muitas ideias. O jogador vaise distrair e não irá reter a mensagem pretendida.
  • 25. Usa um tom de voz ao momento. Nem sempre deve ser o mesmo. Se permanentemente gritas, o jogador vai habituar-se a isso e não reagirá quando realmente for importante elevar o tom de voz.
  • 26. Sê entusiasta, pois é algo que contagia que nos rodeia. Se és e demonstras ter sentido de compromisso com o processo, os teus atletas mais facilmente se vão comprometer também.

Concluindo, Juan Lisa refere que se soubermos motivar e dotar os nossos jogadores de um alto índice de autoconfiança, estamos a colocar bases sólidas para uma aprendizagem eficaz. Mas será igualmente importante que os atletas se divirtam a sério desfrutem da sua experiencia desportiva.

 

 


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