GDESSA defendeu bem
 
Faixa publicitária
Localização: HOME SUB-16 FEMININOS Liga Feminina: Noticias GDESSA defendeu bem

GDESSA defendeu bem

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 1
FracoBom 

Maianca UmabanoEra expectável em condições normais a segunda derrota do CAR Jamor Feminino. Frente a um adversário com outros argumentos, uma das equipas que luta pelas primeiras posições da Liga Feminina, a lógica apontava para isso.

Foi logo no quarto inicial (9-14) que o GDESSA começou a ganhar vantagem. Ainda houve equilíbrio até aos 6-6 (minuto 6), mas Laura Ferreira encarregou-se de fazer a diferença neste primeiro parcial com 9 pontos convertidos do total de 14 com que terminou o jogo. Foi desde logo notória a dificuldade das pupilas de Kostourkova em garantir o controlo de posse da bola, cometendo vários turnovers.

No 2º período (11-20) mais se acentuou a superioridade da equipa de Nuno Manaia, que entrou de rompante, impondo um parcial de 0-10, iniciado com 4 pontos consecutivos da poste norte-americana Sension a que o tiro exterior (triplos de Leonor Serralheiro e Catarina Caldeira) deu continuidade. Uma paragem de cronómetro solicitada por Mariyana Kostourkova à entrada do minuto 13 trouxe de novo as suas jogadoras ao jogo, com Susana Lopes e Eliana Cabral a dividirem as despesas de marcação de pontos no parcial de 8-2 conseguido pela equipa, reduzindo para 17-26. Mas novo arranque do GDESSA recolocou o marcador acima da fasquia da dezena, tendo chegado mesmo à maior vantagem (17 pontos) no minuto 20 (17-34). Uma boa iniciativa de Maria Kostourkova numa jogada de cesto e falta fixou o resultado ao intervalo (20-34).

No 3º quarto (18-16) o colectivo de Kostourkova melhorou de rendimento, pese a reentrada de Stephanie Sension que em menos de 3 minutos foi a marcadora de serviço das escolares, com 7 pontos consecutivos, ampliando de novo a vantagem para 24-41 (minuto 23), o que obrigou de imediato a seleccionadora nacional a pedir o seu 2º desconto de tempo. Com resultados práticos porque as suas pupilas passaram a defender melhor e no ataque foram mais esclarecidas, particularmente a extremo Maianca Umabano a revelar-se endiabrada (8 pontos incluindo 1 triplo) no parcial de 14-5 conseguido pelo CAR Jamor em 5 minutos (38-46 no minuto 28). Uma bomba de Joana Piteira (38-49) devolveu a tranquilidade às escolares, com Laura Ferreira da linha de lance livre a fixar em 38-50 o resultado ao cabo de 30 minutos jogados.

No último período (17-16), novamente ganho pelo CAR Jamor, houve equilíbrio com o GDESSA a controlar a vantagem que não baixou dos 8 pontos, quando no recomeço Mariana Silva e Maria Inês Santos reduziram para 42-50 (minuto 33). Dois triplos a cargo de Catarina Caldeira e Leonor Serralheiro voltaram a colocar a fasquia acima da dezena (42-53 e 43-56) e até final as comandadas de Nuno Manaia souberam gerir a vantagem, sem sobressaltos, com Laura Ferreira e Leonor Serralheiro a assumirem as despesas, pese embora as boas iniciativas de Mª Inês Santos (7 pontos incluindo um triplo) e Catarina Miranda (3 lances livres), fruto de duas faltas provocadas.

Resultado final: CAR Jamor Feminino 55-66 GDESSA

Destaque nas vencedoras para o trabalho da poste norte-americana Stephanie Sension, MVP do encontro (19,5 de valorização) ao contabilizar 11 pontos, 8 ressaltos sendo 3 ofensivos, 3 roubos, 1 desarme de lançamento e 3 faltas provocadas com 5/5 nos lances livres, seguida de perto por Laura Ferreira (14 pontos, 5/6 nos duplos, 2 ressaltos defensivos, 2 roubos, 1 desarme de lançamento e 5 faltas provocadas com 4/5 nos lances livres). Bons contributos de Vera Correia (4 pontos, 4 ressaltos defensivos, 4 assistências, 4 roubos e duas faltas provocadas), Leonor Serralheiro (12 pontos, 3/5 nos duplos, 2/5 nos triplos, uma assistência e 1 roubo), Catarina Caldeira (2/3 nos triplos) e Telma Fernandes (2/2 nos duplos, 3 ressaltos e uma assistência).

No CAR Jamor a mais valiosa acabou por ser Maria Kostourkova (5 pontos, 8 ressaltos sendo 1 ofensivo, 4 assistências, 1 roubo e duas faltas provocadas), ainda que em noite pouco inspirada, nomeadamente na 1ª parte, tendo sido penalizada em termos de valorização pelos 4 turnovers cometidos. Foi bem defendida pela sua adversária directa (Sension), fisicamente mais forte. Voltou a ser bem acompanhada por Maianca Umabano (14 pontos, 1/1 nos triplos, 1 ressalto defensivo, uma assistência e 3 faltas provocadas com 3/3 nos lances livres). Bons pormenores de Catarina Miranda (8 pontos, 1/2 nos triplos, 1 roubo e duas faltas provocadas com 3/4 nos lances livres), Beatriz Jordão (9 ressaltos sendo 4 ofensivos e duas faltas provocadas), Susana Lopes (duas assistências, 3 roubos e 4 faltas provocadas), Mariana Silva (4 ressaltos sendo metade ofensivos, 1 roubo e 5 faltas provocadas) e Mª Inês Santos (9 pontos, 1/3 nos triplos, 3 ressaltos sendo 1 ofensivo e uma falta provocada).

Em termos globais a vitória do GDESSA assentou basicamente no maior controlo da posse de bola (12-23 turnovers), na maior eficácia verificada nos lançamentos de campo (42%-46%) com realce para os duplos (42%-49%), na maior agressividade defensiva (6-12 roubos) e ainda por ter apresentado melhor aproveitamento da linha de lance livre (50%-79%) ao desperdiçar apenas 3 das 14 tentativas a que teve direito contra 10 falhanços do adversário em 20 tentados.

Por seu turno o CAR Jamor ganhou a luta das tabelas (39-29 ressaltos), tanto a defensiva (26-21) como a ofensiva (13-8), foi ligeiramente mais colectivo (8-6 assistências), teve maior eficácia no tiro exterior (43%-36%) e provocou mais faltas (21-14).

Ficha de jogo
Pavilhão LORD (Faculdade de Motricidade Humana), na Cruz Quebrada

CAR Jamor Feminino (55) – Susana Lopes (4), Mª Inês Santos (9), Maianca Umabano (14), Beatriz Jordão (5) e Maria Kostourkova (5); Catarina Miranda (8), Catarina Cavaco, Sara Moreira (2), Ana Rute Queta (1), Mariana Silva (3), Eliana Cabral (4) e Rita Cruz

GDESSA (66) – Catarina Caldeira (8), Laura Ferreira (14), Stefany Thomas (4), Vera Correia (4) e Stephanie Sension (11); Leonor Serralheiro (12), Tânia Gonçalves (2), Emília Ferreira (1), Telma Fernandes (4) e Joana Piteira (6)

Por períodos: 9-14, 11-20, 18-16, 17-16
Árbitros: Bruno Maciel e João Saraiva

O próximo compromisso do CAR Jamor Feminino está agendado para o dia 11 de Dezembro (4ª feira) para defrontar o Algés, no Pavilhão Arquitecto Gomes Pereira, a partir das 21H45.

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária