Com a realização da 10ª jornada, a LPB chegou a metade da fase regular. Na actual tabela classificativa encontramos normalidades, supressas, renascimentos e uma dura realidade.
O Benfica acaba a primeira volta na liderança, à imagem do que acontece no futebol. A liderança dos encarnados não é inesperada assim como a presença do Vitória de Guimarães e do CAB Madeira nos três primeiros lugares.
A surpresa pela positiva é a equipa do Barcelos, que ocupa atualmente o quarto posto. Desde o regresso do internacional Nuno Oliveira, a equipa nortenha somou quatro vitórias consecutivas diante de Algés, Galitos, Lusitânia e Vitória.
Pela negativa, a grande surpresa é a Ovarense pouco habituada a estar fora dos lugares de acesso ao play-off nesta altura do campeonato. Vencedora do Troféu António Pratas de 2013, a Ovarense segue no 10º lugar da classificação embrulhada com outras quatro equipas que têm o mesmo número de vitórias e derrotas (4V/6D) - Galitos, Algés, Lusitânia e Oliveirense. É verdade que a equipa de Ovar depende apenas de si para dar o salto para os lugares de acesso ao play-off, mas para tal precisa de ganhar mais do que 4 jogos na segunda volta. O próximo encontro da Ovarense reveste-se já de alguma importância, sobretudo porque se joga em Algés, diante de um rival directo.
A equipa que renasceu para a prova foi o Lusitânia. Depois de um começo de campeonato fraco com três derrotas a abrir e apenas uma vitória ao fim de seis jogos, a equipa açoriana conseguiu acabar a primeira volta dentro dos lugares de play-off (8º lugar) e no seu último jogo venceu uma das equipas do trio de frente, o CAB por 69-81.
As duas últimas classificadas da época passada, Algés e Galitos, conseguiram mais vitorias (4) só na primeira volta do que em toda a época passada. Algés e Galitos ocupam atualmente o 6º e o 7º lugares da tabela e tanto podem ameaçar os lugares cimeiros, como escorregar para fora dos play-off, caso não consigam manter o nível evidenciado no início da prova.
Os dois mais recentes membros da LPB, Maia Basket e Oliveirense, fizeram uma primeira volta de adaptação à Liga. Existe uma diferença enorme entre o campeonato da Proliga e o da LPB e para equipas que há muito não competem no escalão máximo, é necessário algum tempo para que os seus jogadores, treinadores, dirigentes e adeptos se adaptem a esta nova realidade.
Não podemos tambem esquecer que a dura realidade do país obrigou a Académica, uma das equipas mais competentes e competitivas dos últimos anos a desistir da prova. E assim, o campeonato da LPB perdeu não só um dos seus clubes de referência, como jogadores de grande valor humano e desportivo, como por exemplo Fernando Sousa.
Classificação
O MVP português da primeira volta foi Nuno Marcal, que obteve 7 duplos-duplos nos 9 jogos em que participou. Os segundo e terceiro lugares neste ranking individual vão para os líderes do Galitos e do Benfica, Miguel Minhava e João “Betinho” Gomes.
Resultados
- Barcelos 90 - 76 Vitória S.C.
- UD Oliveirense 81 - 75 Sampaense Basket
- Maia Basket 58 - 71 Ovarense Dolce Vita
- CAB Madeira 69 - 81 SC Lusitânia
- S.L. Benfica 77 - 58 Algés
Próxima jornada - 18 de Janeiro
- CAB Madeira - Vitória S.C. (15H30 - C.A.B.)
- Barcelos - Sampaense Basket (17H30 - Esc Sec Barcelinhos)
- Algés - Ovarense Dolce Vita (18H00 - Pav.Gomes Pereira)
- UD Oliveirense - Maia Basket (21H00 - Dr Salvador Machado)
Próxima jornada - 19 de Janeiro
- S.L. Benfica - Galitos Barreiro Tley (19H15 - Pav. Fidelidade)