Clara supremacia nas tabelas
 
Localização: HOME CAMPOS ARTIGOS DIVERSOS Clara supremacia nas tabelas

Clara supremacia nas tabelas

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 1
FracoBom 

Beatriz JordãoComo seria expectável o segundo jogo do CAR Jamor Feminino neste Janeiro muito frio e chuvoso, saldou-se por mais uma vitória, a sexta, desta feita frente ao SIMECQ.

Para o êxito do colectivo de Kostourkova foi decisiva a clara supremacia nas tabelas (56 ressaltos sendo 22 ofensivos), fazendo com que controlasse a partida desde o apito inicial.

As comandadas de Kostourkova entraram melhor, chegando com facilidade a 0-9 no minuto 4, com um triplo de Susana Lopes. O SIMECQ não acertava com o cesto, também devido ao acerto defensivo das jogadoras do CAR Jamor, obrigando à primeira paragem do cronómetro pedida por Mário Nascimento, treinador da casa, no minuto 5. Feitas as rectificações necessárias as anfitriãs encontraram finalmente o caminho do cesto, primeiro por Catarina Correia, ainda no minuto 5 e logo a seguir por Constança Neto no minuto seguinte (4-9). Mas Susana Lopes não esteve pelos ajustes e penetrou com êxito numa jogada de 2+1, elevando para 4-12 no minuto 7, com o SIMECQ a reagir por intermédio de Filipa Lopes, fixando o resultado do 1º quarto (8-14) a escassos 3,6 segundos da buzina.

No 2º período (11-15) manteve-se a fraca eficácia das anfitriãs, que depois de reduzirem para 10-14 logo no minuto 11, estiveram mais de 3 minutos sem acertarem com o cesto, desperdiçando inclusive 4 lances livres. Ao invés o CAR Jamor ganhando o ressalto defensivo optava pela transição rápida e deste modo Sara Moreira e Mª Inês Santos ampliavam para 10-18, no minuto 12. Mário Nascimento teve que pedir novo desconto de tempo para arrumar a casa a meio do minuto 14, mas as pupilas de Kostourkova não tiravam o pé do acelerador, impondo um parcial de 2-9 (minuto 17). Algum abrandamento e tardia recuperação defensiva por parte das forasteiras foram bem aproveitados pela equipa da casa que em lances de contra-ataque encurtou o prejuízo de 12-27 (15 pontos) para 19-27 (8 pontos), com Catarina Correia a assumir as despesas na reacção anfitriã, mas Ana Rute Queta (que reapareceu mais confiante) fixou o resultado ao intervalo (19-29) ao concluir uma transição rápida.

No 3º quarto (16-18) manteve-se o sinal mais do CAR Jamor, cuja vantagem oscilou entre os 8 (21-29, logo no reatamento) e os 17 pontos, por três vezes (26-43, 28-45 e 30-47), esta última no minuto 29, quando Beatriz Jordão seguiu o exemplo da sua companheira Maria Kostourkova  ao marcar 2 cestos consecutivos. Foi já no minuto 30 que o SIMECQ teve uma reacção interessante ao conseguir um parcial de 5-0, colocando o resultado em 35-47 ao cabo de 30 minutos jogados.

O 4º e último período (18-25) acabou por ser o mais desequilibrado, com as comandadas de Kostourkova a conseguirem um parcial de 0-9 (37-56, no minuto 34), depois de a inevitável Catarina Correia (18 pontos na etapa complementar) ter reduzido para 10 pontos num contra-ataque no minuto 31. O CAR Jamor pagou-se na mesma moeda, com Maria Kostourkova (por duas vezes) e Mª Inês Santos a concluírem com êxito transições rápidas. Acto contínuo nova paragem de cronómetro pedida pelo treinador anfitrião, que resultou em cheio com um parcial de 6-0 em menos de um minuto. Chegara o momento de Mariyana Kostourkova reunir as tropas no minuto 35 (43-56) e até final pese embora a voluntariedade e a garra das jogadoras da casa, o CAR Jamor soube gerir a vantagem amealhada, que neste derradeiro parcial oscilou entre os 10 (37-47), no minuto 31 e os 20 pontos (47-67), no minuto 38. Um aplauso para a jovem Sub-16 Eliana Cabral que na ponta final do jogo se desinibiu e em menos de um minuto marcou 3 duplos seguidos, um deles em contra-ataque, bem como para Ana Rua que acertou a 2ª bomba das vencedoras, libertando-se do nervosismo anteriormente revelado, a 27 segundos da buzina (51-72), naquela que foi a maior vantagem ao longo de todo o encontro.

Resultado final: SIMECQ 53-72 CAR Jamor Feminino

Destaque nas vencedoras para a dupla de postes titulares, as grandes responsáveis pela supremacia evidenciada pelo CAR Jamor na luta das tabelas (56 ressaltos sendo 22 ofensivos): Maria Kostourkova (13 pontos, 11 ressaltos sendo 5 ofensivos, duas assistências, 2 roubos e uma falta provocada) e Beatriz Jordão (14 pontos, 10 ressaltos sendo metade ofensivos e duas faltas provocadas com 4/4 nos lances livres), cada uma com um duplo-duplo. Foram bem acompanhadas pela base Susana Lopes (8 pontos, 1 triplo, 4 ressaltos defensivos, 1 roubo e uma falta provocada); Sara Moreira (4 pontos e 10 ressaltos sendo 1 ofensivo), Catarina Miranda (9 pontos, 3 ressaltos sendo 1 ofensivo, uma assistência e uma falta provocada) e Ana Rute Queta (4 pontos, 4 ressaltos sendo metade ofensivos e uma assistência).

Nas anfitriãs a marcadora de serviço foi Catarina Correia, melhor anotadora da partida (26 pontos e duas faltas provocadas com 4/4 nos lances livres) e muito eficaz nos lances de contra-ataque. Bons pormenores na organização de jogo por parte da base titular Filipa Lopes (5 pontos, 1 triplo e vários passes decisivos em lances de contra-ataque).

Ficha de jogo
Pavilhão Carlos Alberto Carvalho, na Cruz Quebrada

SIMECQ (53) – Filipa Lopes (5), Maria Castro (4), Constança Neto (4), Catarina Correia (26) e Leonor Camilo (5); Patrícia Menezes (1), Inês Silva (2), Rita Coelho (2), Rita Cardoso, Tatiana Vieira (4) e Débora Soares

CAR Jamor Feminino (72) – Susana Lopes (8), Catarina Miranda (9), Maianca Umabano (5), Beatriz Jordão (14) e Maria Kostourkova (13); Eliana Cabral (6), Sara Moreira (4), Luana Serranho, Mª Inês Santos (6), Mariana Silva, Ana Rute Queta (4) e Ana Rua (3)

Por períodos: 8-14, 11-15, 16-18, 18-25
Árbitros: Paulo Pereira e Bruno Guerreiro

O próximo compromisso do CAR Jamor Feminino está agendado para o dia 11 de Fevereiro com o SL Benfica, às 21H30, no Pavilhão Fidelidade.

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária