Atitude sob pressão
 
Faixa publicitária
Localização: HOME CNB1 CNB1: Noticias Atitude sob pressão

Atitude sob pressão

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 9
FracoBom 

Paulo CorreiaNa 1ª volta o Moscavide sofreu em casa uma pesada derrota por 20 pontos na recepção ao NB Queluz. Sendo estas as duas equipas melhor posicionadas para disputar o 4º lugar do grupo Centro/Sul

e consequente acesso à fase 2 do Nacional da 1ª Divisão, o encontro da 2ª volta, agora em Queluz, era de importância crucial para ambos. Esperava-se que o Moscavide procurasse corrigir o mau desempenho anterior mas mais difícil seria prever que a um resultado atípico sucedesse outro tão ou ainda mais atípico. E no entanto foi isso que aconteceu, como resultado de atitudes completamente opostas em situação de pressão. Enquanto o experiente conjunto do Moscavide encarou o jogo concentrado e com a cabeça a comandar as acções, os jovens do NB Queluz deixaram-se arrastar pela ansiedade e mostraram-se incapazes de reagir em situação de desvantagem. Desde o início os visitantes lideraram o marcador e o desconto de tempo pedido pela equipa da casa com 8 minutos jogados acabou por produzir efeito inverso ao pretendido. Nos últimos 2 minutos do 1º período e primeiros 3 minutos do 2º, o Moscavide fez um parcial de (3-17) que elevou a diferença no marcador para 20 pontos. Após nova paragem do jogo, o NB Queluz voltou com uma atitude mais empenhada e conseguiu parar o ataque visitante, mas deparou-se com um conjunto que manteve a serenidade, controlou bem a posse da bola e nunca perdeu a concentração defensiva. Os esforços da equipa da casa para se aproximar no marcador tiveram por isso pouco sucesso e o resultado no fim da 1ª parte estava em (19-36) e no final do 3º quarto em (33-50). Nos últimos 10 minutos o NB Queluz pareceu perder o ânimo para lutar, até mesmo pela barreira dos 20 pontos, e acabou por permitir um resultado final que dará vantagem ao Moscavide em caso de igualdade pontual (42-71). Quem vai num percurso ascendente é o Rio Maior, que ao vencer fora a Academia “B” (60-63) em jogo em atraso da 7ª jornada, igualou o NB Queluz no 5º lugar, ambos com (7v/7d) atrás do Moscavide (9v/6d) que passou a ser o principal candidato ao 4º lugar. O resultado mais nivelado da 16ª jornada aconteceu no Técnico-Chamusca (81-79) enquanto os 3 primeiros da classificação tiveram uma jornada tranquila: a Física bateu em casa o Malveira (97-52), o Belenenses passou dos 100 pontos ao receber a Academia “B” (108-41) e o Atlético deslocou-se a Odivelas para bater o conjunto local (48-81).

No grupo Sul A a visita do Basket Almada a Algés era o encontro que criava mais expectativa pela importância, principalmente para os visitantes, na definição do acesso à 2ª fase. O Algés “B”, 3º da classificação, não perde desde a 5ª jornada e era o natural favorito, apesar de na 1ª volta ter sido derrotado em Almada. A 1ª metade do jogo mostrou no entanto uma equipa visitante a acreditar que era possível desafiar a lógica, criando muitas dificuldades ao ataque local que terminou os primeiros 20 minutos com uma marcação muito baixa (19-27). Após o intervalo o Algés “B” voltou ao jogo mais determinado e iniciou uma recuperação passo a passo que reduziu a diferença no final do 3º período (35-40) e levou o marcador à igualdade a meio do último quarto. O jogo manteve-se intenso, com o Basket Almada a procurar a vitória, mas o Algés “B” conseguiu equilibrar bem impetuosidade com controlo e ganhou um avanço que manteve até ao final do encontro (54-50). Com os 3 primeiros lugares solidamente ocupados por Estoril, Barreirense e Algés “B”, a luta principal centra-se na 4ª posição com os principais concorrentes do Basket Almada a terem nesta jornada sortes diferentes: o União Sportiva venceu em casa o Basket Queluz (75-57) e o Seixal foi derrotado fora pelo Barreirense (74-53). Após esta jornada o União Sportiva regista (10v/5d), o Seixal (10v/6d) e o Basket Almada (9v/7d), mas tendo em conta que a maior dificuldade teórica do calendário é do conjunto dos Açores e a menor da equipa de Almada, o equilíbrio vai provavelmente manter-se até ao fim. A jornada completou-se com a vitória do Cruz-Quebradense em casa face à AEFCT (83-77), do Montijo fora sobre o Estoril Praia (60-76) e do Estoril Basket em casa dos Salesianos OSJ (51-64). Em jogo em atraso da 11ª jornada o Montijo recebeu e venceu a AEFCT (83-70).

O grupo Sul B produziu a surpresa da jornada, que aconteceu em Évora com a vitória dos Salesianos sobre o Reguengos de Monsaraz (62-61) ao passo que o Imortal se deslocou a Olhão e derrotou o Ginásio Olhanense (56-83) e o Beja bateu fora o Grândola (65-78). Apesar do deslize, o Reguengos continua isolado em 2º atrás do Imortal, mas para o 3º e 4º lugares a vitória dos Tubarões na visita ao Ferragudo (60-64) veio apimentar a disputa, da qual apenas o Grândola está excluido.

No próximo fim-de-semana disputa-se a 17ª jornada dos grupos Centro/Sul e Sul A e a 11ª do Sul B.

1 de Fevereiro

  • AEFCT-União Sportiva às 15:00h no Complexo Desp. de Almada
  • Montijo-Barreirense às 16:00h no Pav. Mun. nº1 do Montijo
  • Malveira-Odivelas às 16:30h no Pav. Mun. Engº M. dos Santos
  • Chamusca-Belenenses às 17:00h na Esc. EB 2,3 da Chamusca
  • Imortal-Reguengos de Monsaraz às 17:30h no Pav. Desp. de Albufeira
  • Moscavide-Rio Maior às 18:00h no Pav. do Moscavide
  • Grândola-Ferragudo às 18:00h no Complexo Desp. José Afonso
  • Estoril Basket-Estoril Praia às 18:30h no Pav. de Manique-Salesianos
  • Basket Almada-Salesianos OSJ às 18:30h no Complexo Desp. de Almada
  • Basket Queluz-Algés “B” às 21:00h na Esc. Ruy Belo-Monte Abraão
  • Seixal-Cruz-Quebradense às 21:30h no Pav. sede do Seixal

2 de Fevereiro

  • Atlético-Técnico às 11:30h no Pav. da Tapadinha
  • Academia “B”-NB Queluz às 17:30h na Esc. Sec. do Lumiar
  • Cruz-Quebradense-Algés às 18:30h no Pav. Carlos Alberto Carvalho

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária