Oito emblemas na luta
 
Faixa publicitária
Localização: HOME Diversos Competições: Diversos Oito emblemas na luta

Oito emblemas na luta

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 2
FracoBom 

altPrincipia esta 6ª feira em Coimbra a 5ª edição da Taça Federação, numa organização conjunta da FPB e da AB Coimbra, com o apoio do Olivais FC e da autarquia local.

Recorde-se que a competição envolve os oito primeiros classificados da 1ª volta da fase regular da Liga Feminina.

As dificuldades colocadas por alguns clubes relativamente à sua disponibilidade para jogarem em horários que colidem com as obrigações escolares e profissionais de algumas das suas atletas, obrigou a que os 4 jogos dos quartos-de-final marcados para amanhã, tivessem que ser repartidos por dois pavilhões, salvaguardando-se deste modo os interesses das partes envolvidas. Assim sendo a 1ª jornada desenrolar-se-à em dois recintos (Olivais e Multidesportos), com horários desfasados (19H, 20H, 21H e 22H). Nas meias-finais e final o palco será o Multidesportos da cidade.

Nas 4 anteriores edições o troféu teve como vencedores 3 emblemas diferentes, sendo que apenas um deles bisou (CAB Madeira em 2010 e 2013). Pelo meio CRCQ Lombos (2011) e Boa Viagem (2012) repartiram os outros triunfos.

Curiosamente o sorteio opôs logo no primeiro embate os finalistas da edição de 2013, CAB Madeira e CRCQ Lombos, realizada no Pavilhão da Universidade em Aveiro. As madeirenses têm vindo a recuperar terreno perdido no terço inicial do campeonato, facto a que não é estranho a troca das estrangeiras e também o regresso da internacional Carla Freitas (estava a actuar em Espanha, na 2ª Liga). Já este mês, no encontro da 2ª volta do campeonato da Liga Feminina, surpreenderam o seu adversário em casa deste (triunfo por 61-47), operando a reviravolta no último quarto. Nos 3 encontros disputados esta época a vantagem ainda é da equipa de Carcavelos (vitórias por 71-68, no Funchal e por 77-49, em Lisboa, nas meias-finais da Taça Vítor Hugo). José Leite tem a seu favor uma maior profundidade no banco, mas João Pedro Vieira acredita no valor do seu plantel, embora mais curto em soluções.
No Lousada-Vagos os pratos da balança já não estão tão equilibrados. Frente a frente estarão o actual 8º classificado da Liga Feminina e uma das duas equipas (a outra é o CRCQ Lombos) que perdeu menos vezes (apenas 3). O histórico recente salda-se por dois êxitos das vaguenses (50-41 e 57-39, ambos em Lousada), sendo este último a contar para a fase de grupos da Taça Vítor Hugo, em Setembro passado. Pese a determinação das pupilas de Raul Santos, acreditamos que João Janeiro, com um grupo mais experiente e equilibrado, siga em frente.

No Boa Viagem-GDESSA as açorianas estão moralizadas pois lideram a classificação do campeonato, com 10 vitórias e 4 derrotas (têm mais um jogo que CRCQ Lombos e AD Vagos, que apenas tropeçaram 3 vezes). Na presente temporada têm sido a besta negra das escolares, pois nos três compromissos já realizados, Marcos Couto saiu sempre vencedor (49-46, em Angra do Heroísmo e 68-64, no Barreiro), ambos para a fase regular do campeonato e ainda por 62-59 na fase de grupos da Taça Vítor Hugo, também no Barreiro. Mas as curtas diferenças pontuais indiciam também grande equilíbrio, pelo que está tudo em aberto, na nossa opinião. O regresso de Catarina Neves, já em Janeiro e a vinda de Lydia Bauer na semana passada, por troca com a sua compatriota Sthefany Thomas, trouxe mais soluções ao plantel às ordens de Nuno Manaia.

Por último a outra formação açoriana (União Sportiva) que tem sido a revelação da Liga Feminina na presente época, discute a passagem às meias-finais com o Olivais. Nos dois confrontos realizados esta temporada verificou-se uma vitória para cada lado, tendo prevalecido o factor casa (68-60 para as olivanenses na fase de grupos da Taça Vítor Hugo, em Coimbra e 73-60 para as comandadas de João Santos, no jogo da 1ª volta da fase regular do campeonato, realizado em Ponta Delgada). Para o técnico olivanense Paulo Silva a chave do êxito passará pela forma como o colectivo do Olivais conseguirá condicionar o rendimento ofensivo de Jhasmin Player, MVP do campeonato e melhor marcadora, liderando também os rankings das assistências e dos roubos de bola, quando estão decorridos dois terços da competição.

Calendário de jogos

Quartos-de-final (6ª feira)
Pavilhão Engº Augusto Correia (Olivais)

  • 19H00 CAB Madeira-CRCQ Lombos (jogo 1)
  • 21H00 Lousada AC-AD Vagos (jogo 2)
  • Pavilhão Multidesportos Dr. Mário Mexia
  • 20H00 Boa Viagem-GDESSA (jogo 3)
  • 22H00 U. Sportiva-Olivais FC (jogo 4)

Meias-finais (sábado)
Pavilhão Multidesportos Dr. Mário Mexia

  • 16H00 Vencedor jogo 3-Vencedor jogo 1 (jogo 5)
  • 18H00 Vencedor jogo 2-Vencedor jogo 4 (jogo 6)

Final (domingo)
Pavilhão Multidesportos Dr. Mário Mexia

  • 11H30 Vencedor jogo 6-Vencedor jogo 5

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária