Dale Dover e o minibásquete
 
Localização: HOME FUTURO 50 ANOS MINIBASQUETE Dale Dover e o minibásquete

Dale Dover e o minibásquete

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 8
FracoBom 

Dale DoverA realidade é um todo e as memórias misturam-se entre os primórdios do minibásquete em Portugal e a exuberância de um jogador controverso que marcou o início da década de 70 do século passado.

Dover é ainda hoje para as gerações mais velhas a maior lenda do basquetebol do FC Porto e seguramente um dos melhores jogadores da história do basquetebol  em Portugal. Chegou ao FC Porto no início da década de 70, jogou com Alberto Babo e com Fernando Gomes, o actual presidente da Federação Portuguesa de Futebol. Dover foi jogador/treinador do FC Porto e acabou por ser ele o maior responsável pelo regresso do FC Porto aos títulos, em 1971/72, depois de um longo jejum de 19 anos. Escutemos a relação que Mário Lemos estabelecia entre Dover e o minibásquete.

- O jogo não tem nem de perto nem de longe a finalidade de preparar futuros basquetebolistas. Pretende-mos, isso sim, criar indivíduos mais disponíveis para aceitar o desporto, mais livres. Por isso se vê, aqui, uma total liberdade dos jogadores quanto a tácticas e marcações, a esquemas rígidos. São os jogadores que assumem, dentro de campo, as suas posições. Numa primeira fase, verifica-se a atracção dos miúdos pela bola, e vão os dez atrás da bola. Mas, depois, a sua posição no campo, começa a racionalizar-se. Agora já se vê os jogadores em”X” com é clássico no jogo, apesar dos jogadores não procurarem deliberadamente essa posição.

E Mário Lemos comparou:

- Muita gente chama a Dover um “palhaço” um exibicionista. Ora ainda que eu nem sequer saiba se ele alguma vez foi minibasquetista, a minha opinião é o exemplo mais acabado de aonde pode chegar o jovem que já praticou minibasquete. A sua técnica torna-se incompreensível para os técnicos desconhecedores a riqueza de movimentos e soluções possíveis a um jogador que não conhece só as técnicas fundamentais e estereotipadas, mas é capaz de encontrar um movimento novo que resolva, com um golpe inesperado, a situação que a presença do adversário lhe criou. Ele enquadra-se na nova corrente de ensino do desporto colectivo, em que se vê que a psicomotricidade educou o movimento. Tem a noção perfeita do equilíbrio corporal e domina o seu corpo perante qualquer problema que lhe surja de natureza pscio-motora.

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária