Convívio da Liberdade
 
Localização: HOME

Convívio da Liberdade

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 5
FracoBom 

NDAP PombalÉ já no próximo dia 25 de Abril que o Núcleo do Desporto Amador de Pombal (NDAP), mantendo a sua tradição de há quase uma década, realizará o seu ponto alto da época de Minibasquete.

O Pavilhão de exposições – Expocentro, receberá 24equipas do escalão de Minis 12. Um dia em cheio para quem gosta de jogar. Não sendo o dia da Criança, é para a Criança que este convívio é concebido. Sendo o dia da Liberdade, será a liberdade de acção que se pretende proporcionar às crianças que ali praticarem e mostrarem o que já conseguem fazer para ajudar a equipa a cumprir os objectivos do jogo.

Para um Treinador de Minibasquete poderá ser um ponto alto da época. Não tanto para quantificar o número de vitórias, mas antes para avaliar o que ensinou. Num ambiente que se pretende divertido e entusiasta, há lugar ao contributo pedagógico do treinador intervindo no jogo se o jogo assim o pedir. A aplicação do Modelo de Intervenção em vigor na AB Leiria, desafia os treinadores a intervir com qualidade durante o jogo.

Encontrar a medida certa para não retirar a criança do seu espaço vital nem impedi-la de explorar o jogo, implicará intervenções oportunas quanto baste para que a leitura desperte e a decisão surja. O erro, vai estar presente, o elogio também. As regras? Pois que não desvirtuem o espírito do jogo e que não alimentem excessivo entusiasmo de quem joga.

Dirigir um jogo de sub-12 é uma tarefa difícil, que exige treino, reflexão, construção de frases chave que cheguem rapidamente aos jogadores e que os sintonizem com os princípios do jogo, aprendidos e praticados em treino. Treinar? Ainda não estaremos propriamente a falar de muito treino, mas o bastante para que o Treinador posa sentir alguma gratificação de poder ver progressos no próximo dia 25 de Abril, na Expocentro-Pombal.
Para que as 24 equipas participantes possam desfrutar do imenso tempo de jogo que as espera, haverá por detrás uma enorme logística. Aliás, é prática na AB Leiria convívios grandes, com grande envolvimento de equipas, atletas, treinadores, Pais e familiares. Do Clube Stella Maris, aos Pimpões mantêm-se tradições com a realização de convívios com grande participação de clubes. Acrescentando que nos últimos anos se juntaram o Torneio Nacional do Núcleo Sportinguista de Leiria e o Convívio Mário Brites organizado pelo CRD Soutocico, razões existem para que o Minibasquete nesta zona do país seja a forma que os clubes encontrem para fomentarem e promoverem a modalidade na sua área de intervenção.

No próximo dia 25 de Abril é certo o envolvimento de muitos dos clubes aqui da nossa “praça”. A todos eles uma palavra de apreço e reconhecimento pelo que têm feito pela modalidade numa zona onde a sua tradição não tem a mesma expressão de outros pontos do país. Numa democracia que assinala o seu 40º Aniversário, fica a esperança que haja liberdade suficiente para haver muitos mais convívios de Minibasquete.

A Cartaria, o NDA Pombal, o Basket Clube do Lis, o CRD Soutocico, o Núcleo Sportinguista de Leiria, O Clube Basquetebol de Leiria, o GDR Parceiros, o Sporting Clube Marinhense, o IEJOTA, a AD Portomosense, a Biblioteca Instrução e Recreio, o SIR Os Pimpões, o Clube Stella Maris e o Gaeirense, tudo farão para alimentar o espírito do Minibasquete e o desenvolvimento e crescimento da modalidade.

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária