Os alvos a abater
 
Localização: HOME CAMPOS ARTIGOS DIVERSOS Os alvos a abater

Os alvos a abater

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 11
FracoBom 

altA liderança de cada um dos grupos num sistema em que só o 1º lugar interessa, tornou Atlético e Imortal nos alvos a abater por todas as outras equipas ao longo da 2ª volta.

Na jornada dupla do passado fim de semana, cada um deles tinha um encontro particularmente complicado. Na 6ª feira o Atlético recebeu o Estoril Basket, praticamente arredado da luta do 1º lugar mas que fez questão de ir à Tapadinha mostrar que tem potencial para mais do que aquilo que tem mostrado nesta 2ª fase. Já se viram esta época situações em que pareceu faltar motivação ao conjunto do Estoril, mas não foi de maneira nenhuma o caso deste encontro. Apesar de desfalcados por algumas ausências, os visitantes entregaram-se à luta com determinação, usando a velocidade e a imprevisibilidade de movimentos que caracterizam as equipas jovens, face a um conjunto experiente que sabe como poucos ler a defesa e encontrar os seus pontos vulneráveis, e cujos veteranos conhecem todos os segredos do jogo. Os estorilistas discutiram o resultado durante os 40 minutos mas no final a consistência alcantarense falou mais alto e determinou a vitória do Atlético (64-57).

No domingo foi a vez do Imortal ser posto à prova, na visita ao pavilhão do Moscavide. A vantagem de peso e altura do conjunto algarvio é notória e a qualidade técnica dos seus praticantes é indiscutível, pelo que a tarefa dos locais se afigurava muito complicada. À óbvia vantagem visitante nos ressaltos e no jogo interior, a equipa da casa opôs na defesa uma concentração permanente e a utilização de pressão em todo o campo nos momentos adequados. Nos ressaltos a velocidade de reacção conseguiu algumas vezes compensar a diferença de estatura, e no ataque, apesar de não dispor de jogadores com características de jogo interior, a bola não deixou mesmo assim de entrar na zona defensiva adversária para abrir os espaços necessários à principal arma ofensiva dos locais: o lançamento exterior. Num jogo de grande intensidade em que as equipas mantiveram elevado nível de concentração durante os 45 minutos que durou o encontro, o marcador nunca registou grandes desníveis. O Imortal terminou o 1º período na frente (14-18) mas no 2º quarto o Moscavide repôs o empate (33-33). O 3º período terminou com um triplo sobre o final do tempo a dar a vantagem mínima aos locais (50-49), que ainda ampliaram para 6 pontos no início do 4º período. A reacção do Imortal levou-o de novo à liderança mas a 2 segundos do fim o Moscavide marcou os últimos 2 pontos dos 40 minutos e empatou a partida (69-69). No prolongamento os problemas de faltas condicionaram o Imortal que não pôde contar com os seus bases habituais, e o Moscavide tirou todo o partido da situação acentuando a pressão defensiva e procurando constantemente situações de 2 contra 1. As perdas de bola provocadas pela pressão da defesa da casa e os dois improváveis ressaltos ofensivos capturados durante os 5 minutos adicionais do jogo deram ao Moscavide neste período 13 situações de lançamento contra apenas 8 do Imortal e esta vantagem foi determinante para os 4 pontos que separaram as duas equipas no final (84-80). Com este resultado deixou de haver invictos no Nacional da 1ª Divisão. O Imortal, único que contava por vitórias os jogos disputados desde o início do campeonato, sofreu a primeira derrota às mãos de uma equipa que atingiu nesta altura o seu melhor momento de forma da época, como a vitória da semana anterior sobre o Belenenses já indiciava. Os intérpretes do excelente encontro de Moscavide completaram a jornada dupla com partidas bastante mais repousadas. O Imortal recebeu na 6ª feira o Barreirense e chegou a 20 pontos de vantagem, permitindo depois a redução da diferença até aos (68-61) finais e o Moscavide viajou até ao Algarve para bater sem dificuldades o Ferragudo (43-93).

Algés “B” e Belenenses, os outros dois perseguidores do Imortal, defrontaram-se no pavilhão do primeiro e ofereceram mais um encontro competitivo, equilibrado e com momentos de bom basquetebol. As alternâncias no marcador foram uma regra, com o Belenenses a dominar o 1º período (18-23) e o Algés a passar para a frente no 2º (39-32) e a manter vantagem no 3º (53-49). Só nos minutos finais do encontro os visitantes recuperaram a liderança para terminarem vencedores (63-68). A jornada completou-se neste grupo com a vitória fácil do Belenenses sobre o Ferragudo (99-33) e com a visita do Algés ao Barreiro, em que o Barreirense se superiorizou (62-56).

O Imortal continua líder isolado do grupo A (6v/1d) e favorito ao apuramento para a final da Zona Sul, embora o par Moscavide/Belenenses esteja agora mais perto (5v/2d). Seguem-se na classificação Algés (3v/4d), Barreirense (2v/5d) e Ferragudo (0v/7d).

No grupo B da 2ª fase o já referido Atlético-Estoril acabou por ser a excepção, pois nenhum dos restantes encontros se aproximou deste em competitividade. O Atlético completou o seu fim de semana com vitória tranquila na visita ao Reguengos de Monsaraz (57-85) e a Física desembaraçou-se em casa do Seixal (83-66) e foi conseguir uma vitória folgada fora (56-85) sobre o mesmo Estoril Basket que tanto havia dificultado a vida ao Atlético. A jornada dupla completou-se com a vitória do Reguengos de Monsaraz na visita ao Ginásio Olhanense (50-68) e do Seixal em casa, também sobre o conjunto de Olhão (62-48).

O Atlético em 1º (7v/0d) e a Física em 2º (6v/1d) continuam a ser os candidatos credíveis à posição cimeira. Segue-se o Seixal (4v/3d), Estoril Basket e Reguengos de Monsaraz ambos com (2v/5d) e o Ginásio Olhanense (0v/7d).

No próximo fim de semana há novamente jornada dupla. No grupo B a decisão sobre o vencedor vai certamente ser deixada para a última jornada mas no grupo A os encontros que envolvem os primeiros podem já deixar algumas posições definidas.

1/5/2014
Atlético-Seixal às 17:00h na Tapadinha
Ginásio Olhanense-Física às 17:00h no Pav. do Gin. Olhanense
Reguengos de Monsaraz-Estoril Basket às 17:00h no Pav. de Reguengos
Imortal-Ferragudo às 17:30h no Pav. Desportivo de Albufeira
Algés “B”-Moscavide às 21:00h no Pav. Gomes Pereira
Belenenses-Barreirense às 21:00h no Pav. Acácio Rosa

3/5/2014
Ginásio Olhanense-Atlético às 17:00h no Pav. do Gin. Olhanense
Seixal-Estoril Basket às 17:00h no Pav. sede do Seixal
Moscavide-Belenenses às 18:00h no Pav. do Moscavide
Imortal-Algés às 18:30h no Pav. Desportivo de Albufeira

4/5/2014
Ferragudo-Barreirense às 15:00h na Nave Desportiva de Ferragudo
Física-Reguengos de Monsaraz às 17:00h no Pav. da Física – Torres Vedras

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária