Fase final da 2ª Divisão
 
Faixa publicitária
Localização: HOME Diversos Competições: Diversos Fase final da 2ª Divisão

Fase final da 2ª Divisão

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 5
FracoBom 

José TolentinoPrincipia esta 6ª feira na Escola Secundária do Lumiar, em Lisboa, a fase final do Campeonato Nacional da 2ª Divisão Feminina, competição que vai na sua 47ª edição.

Durante 3 dias (até domingo) quatro emblemas discutirão o título e por acréscimo a subida de divisão (desiderato reservado aos 2 primeiros classificados). Este ponto alto cuja organização é uma parceria tripartida (FPB, AB Lisboa e Sporting CP) terá a participação dos finalistas nortenhos (Galitos – UAveiro e SC Braga) e dos apurados sulistas (Montijo BB e Sporting CP).

Não se torna fácil neste alinhamento fazer previsões, na medida em que só houve confrontos directos nas respectivas Zonas. Isto para dizer que na 1ª fase o SC Braga foi vencedor da Série Norte, com 13 vitórias e uma derrota (desempate com o CPN por cesto average), enquanto o Galitos – UA triunfou na Série Centro Norte com 15 vitórias e também uma derrota. Por seu turno o Montijo BB venceu a Série Sul A com 16 triunfos (zero derrotas) e o Sporting CP dominou a Série Sul B com 14 vitórias (e também zero derrotas). Na 2ª fase, disputada por zonas curiosamente os vencedores (Galitos – UA e Montijo BB) levaram a melhor no desempate por cesto average em relação ao SC Braga e Sporting CP, respectivamente na Fase Zonal Norte e na Fase Zonal Sul. Para os mais curiosos recordemos que o Galitos venceu em Aveiro por 61-52 enquanto o SC Braga triunfou na Cidade dos Arcebispos por 58-52, isto nos confrontos nortenhos. Por sua vez o Montijo BB foi mais forte em casa (63-58), pecúlio suficiente para garantir o 1º lugar entre os sulistas pois a derrota no Lumiar foi por apenas 2 pontos (vitória do Sporting CP por 58-56). Em conclusão: nenhuma das equipas finalistas conseguiu chegar invicta a esta fase decisiva.

De qualquer forma diríamos que o Montijo BB (na época passada militou na Liga Feminina) terá a vantagem teórica de estar mais habituada a ritmos mais intensos pois manteve o núcleo duro do plantel de há um ano, casos das postes Vânia Sousa (não vai ser utilizada por razões de saúde), Jessica Costa, Raquel Jamanca e da extremo/poste Nádia Palongo, todas elas internacionais dos escalões de formação, além das bases Márcia Carvalho e Maria Soeiro, entre outras. Mas o Sporting CP também conta nas suas fileiras com 3 internacionais dos escalões de formação, como são a base Ana Cunha, a extremo/poste Helga Gonçalves e a poste Catarina Vasconcelos, além da espanhola Alba Diez (extremo) e das bases Marisa David e Cátia Mota (jogou na Liga Feminina pelo CD Torres Novas). Mas atenção às equipas nortenhas, nomeadamente ao conjunto aveirense, já que a formação bracarense nos parece ser um verdadeiro out-sider, pois faz a sua estreia em fases finais. Na época transacta a equipa leonina foi surpreendida pelo CAD Coimbra, vendo fugir-lhe a hipótese de subida à 1ª Divisão, pelo que cautela e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém.

Calendário

Hoje (6ª feira)

  • 20H15 Montijo BB -Sporting CP (jogo 1)
  • 22H15 SC Braga - Galitos UA (jogo 2)

Amanhã (Sábado)

  • 15H00 Vencedor jogo 1 - Vencido jogo 2
  • 17H00 Vencedor jogo 2 - Vencido jogo 1

Depois de amanhã (Domingo)

  • 15H00 Vencido jogo 1 - Vencido jogo 2
  • 17H00 Vencedor jogo 1 - Vencedor jogo 2

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária