Almada acolhe FF Sub-19 F
 
Faixa publicitária
Localização: HOME BASKET CLINIC ÁRBITROS ARTIGOS DIVERSOS Almada acolhe FF Sub-19 F

Almada acolhe FF Sub-19 F

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 3
FracoBom 

José TolentinoUma parceria constituída pela FPB e pela AB Setúbal, com o apoio da Câmara Municipal de Almada, organiza este fim-de-semana a fase final do Campeonato Nacional de Sub-19 Femininos,

com o excelente recinto do Complexo de Desportos de Almada a acolher as 3 jornadas (6ª feira à noite, sábado à tarde e domingo de manhã).

Os quatro finalistas, dois do Norte (CPN e Académico FC) e dois do Sul (GDESSA e Algés), são garantia de bons espectáculos, dado que nos respectivos plantéis militam várias jogadoras internacionais dos escalões de formação e até uma que já integra a selecção senior, caso da base/extremo Laura Ferreira, que nas duas últimas épocas foi a MVP da Liga Feminina em representação das escolares do Barreiro.

Se passarmos em revista o histórico recente de resultados, na respectiva fase zonal, nenhuma das equipas se apresenta invicta. Os 2 emblemas nortenhos averbaram ambos uma derrota, no confronto directo, com o embate em Ermesinde a ser resolvido a favor das anfitriãs por diferença pontual anormal (o adversário apresentou-se desfalcado de pelo menos duas pedras fundamentais, as internacionais Sub-18 Joana Cortinhas e Sara Dias que estavam nesse dia a jogar pela equipa sénior), enquanto o êxito do Académico FC no seu ambiente se saldou pela diferença mínima (56-55).

No que respeita aos apurados sulistas, também o 1º classificado (GDESSA) somou uma derrota, com o Algés (70-71), em casa deste, enquanto as algesinas registaram 2 desaires, um com o GDESSA, no Barreiro (49-64) e outro com o CRCQ Lombos (59-68), equipa que deu muita luta pois só perdeu 3 vezes (duas com o GDESSA, mas por margens reduzidas e uma com o Algés). Eram 3 candidatos para duas vagas… o que não sucedeu na Zona Norte pois o Olivais FC (3ª posição) averbou 5 derrotas.

As várias internacionais que irão evoluir em Almada, a partir desta 6ª feira, serão naturalmente as figuras principais dos respectivos plantéis. Dizer por exemplo que das 12 jogadoras que no verão de 2013 garantiram a manutenção da selecção nacional de Sub-18 na Divisão A, com um brilhante 9º lugar no ano da estreia na elite europeia, só não estão presentes Sofia Pinheiro (AD Ovarense), Maria Kostourkova (CRCQ Lombos), Josephine Filipe e Inês Veiga (ambas do Olivais FC) e Susana Lopes (SC Coimbrões).

As 7 restantes distribuem-se pelo Académico FC (Joana Cortinhas e Sara Dias), GDESSA (Laura Ferreira e Emília Ferreira) e Algés (Joana Soeiro, Simone Costa e Chelsea Guimarães). Mas ainda há as várias internacionais Sub-16 que integraram a selecção nacional que alcançou a subida à Divisão A, em Matosinhos, em Julho de 2013, com um magnífico 2º lugar (medalha de prata) no Europeu Divisão B. Casos de Sofia Almeida, Catarina Rolo e Catarina Miranda (CPN), Chelsea Guimarães e Carolina Gonçalves (Algés) e ainda Maianca Umabano (GDESSA).

Pena que o emblema das escolares do Barreiro não possa contar com a base Leonor Serralheiro, uma das 12 que contribuiu para a subida, pois foi submetida com êxito, no passado fim-de-semana, a uma intervenção cirúrgica num dos joelhos (rotura completa de ligamentos cruzados). Para a jovem e promissora Leonor os nossos sinceros votos de rápida recuperação, com a certeza de que no ano de 2015 estará na luta por um lugar na selecção de Sub-18.

Calendário de jogos

Hoje (6ª feira)

  • 20H15 CPN-Algés (jogo 1)
  • 22H15 GDESSA-Académico FC (jogo 2)

Amanhã (sábado)

  • 16H00 Vencedor jogo 1-Vencido jogo 2
  • 18H00 Vencedor jogo 2-Vencido jogo 1

Depois de amanhã (domingo)

  • 09H30 Vencido jogo 1-Vencido jogo 2
  • 11H30 Vencedor jogo 1-Vencedor jogo 2

Haverá estatística oficial, que servirá de base para atribuição dos seguintes prémios individuais: MVP, melhor marcadora, melhor ressaltadora e líder em assistências.

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária