Com honra mas sem glória
 
Faixa publicitária
Localização: HOME SENIORES MASCULINOS Seniores Masculinos: Noticias Com honra mas sem glória

Com honra mas sem glória

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 4
FracoBom 

altPortugal terminou com mais uma derrota a sua participação na fase de qualificação para o Eurobasket 2015, acabando no 4º lugar do Grupo E.

Sabia-se que a deslocação à Geórgia seria tudo menos fácil, sobretudo porque a equipa da casa teria de vencer para se manter na corrida do apuramento para o Europeu do próximo ano, enquanto Portugal jogava "apenas" pela sua honra e pelo seu orgulho. Objectivos diferentes e motivações diferentes que não se notaram assim tanto dentro do campo com a selecção nacional a dar uma excelente réplica à equipa georgiana, que com a derrota da Republica Checa na Hungria, acabou por se sagrar a vencedora do grupo E.

A Geórgia entrou bem melhor na partida, com um parcial de 9-0 a abrir e mostrou logo aí que estava decidida a segurar rapidmente a vitória. Contudo, nem tudo foram rosas para os homens da casa, já que os comandados de Mário Palma venderam cara a derrota e dignificaram o melhor que puderam as cores nacionais. Talvez por ser este o último jogo desta fase e por ainda não ter sentido o sabor da vitória, Mário Palma limitou a rotação dos seus atletas, apostando forte no seu núcleo duro composto por Mário Fernandes (9 pts e 10 ass), José Silva (12 pts) e Cláudio Fonseca (17 pts e 4 res) em busca do desejado triunfo. Mas do lado contrário estava uma equipa mais experiente, mais habituada a este tipo de jogos e que mesmo sem o lesionado Shengelia, soube manter o ascendente sobre o conjunto nacional durante praticamente toda a partida. Portugal foi respondendo a espaços, mas faltou alguma consistência e serenidade da linha de lance livre para manter o resultado mais próximo e consequentemente para aumentar a pressão sobre os georgianos. Portugal esteve particularmente mal nos lances livres (5/15) e perdeu claramente a luta das tabelas (43 vs 29), dois capítulos do jogo que se revelaram decisivos no desfecho do mesmo a favor da equipa da casa. Uma palavra tambem para o públicou presente em Tiblissi que ajudou e muito a sua equipa, sobretudo após as acções de Viktor Sanikidze (20 pts e 8 res) e Zaza Pachulia (15 pts, 10 res e 9 ass), os dois principais responsáveis pelo triunfo da Geórgia.

No outro jogo do grupo E, a Hungria venceu em casa a Republica Checa por 83-68, um triunfo amargo para os húngaros que teriam de vencer por mais de 16 pontos para superarem os checos no 2º lugar do grupo. Ao terminar como um dos seis melhores segundos classificados desta segunda fase de qualificação, a selecção da Republica Checa garantiu tambem o apuramento para o Eurobasket.

Os apurados desta fase e que se juntam às selecções da França, Lituânia, Espanha, Croácia, Eslovénia, Ucrânia, Sérvia (1º ao 7º lugar Eurobasket 2013), Estónia (vencedora da 1ª fase qualificação), Finlândia, Grécia e Turquia (wild-cards para o campeonato do mundo 2014) foram então:

- Bósnia e Herzegovina, Israel, Polónia, Bélgica, Geórgia, Letónia e Itália (vencedores de cada um dos grupos)


- Macedónia, Rússia, Alemanha, Islândia, Republica Checa e Holanda (seis melhores segundos classificados de cada grupo)

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária