Chegou o mata-mata
 
Localização: HOME

Chegou o mata-mata

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 2
FracoBom 

altApós cinco jogos disputados em seis dias, ficaram-se a conhecer as 16 selecções apuradas para os oitavos de final, assim como as primeiras 8 eliminadas.

Os apurados para os oitavos de final são os seguintes:

Espanha, Brasil, França e Sérvia (Grupo A)
Grécia, Croácia, Argentina e Senegal (Grupo B)
EUA, Turquia, Republica Dominicana e Nova Zelândia (Grupo C)
Lituânia, Eslovénia, Austrália e México (Grupo D)

Grupo A

No grupo A, o Brasil esmagou o Egipto por 63 pontos de diferença (128-65) e a Espanha voltou a vencer, ao derrotar a Sérvia por 89-73. Num encontro disputado a alta intensidade, os espanhóis confirmaram o favoritismo, apesar deste ter sido eventualmente o seu jogo menos conseguido desta fase. A sucessiva contestação e pressão quer por parte dos jogadores, quer do banco é algo que faz parte da identidade espanhola. No entanto e apesar dos espanhóis conseguirem mexer com os árbitros e com a equipa adversária, tambem eles acabaram prejudicados com vários momentos de perda de concentração que se traduziram em más decisões e consequentemente em pior basquetebol jogado.

No encontro mais interessante do dia neste grupo, a França lá se superiorizou ao Irão a quem a vitória por mais de 7 pontos de diferença garantia o apuramento. Mais experientes e habituados a estas andanças, os actuais campeões europeus responderam ao melhor começo de jogo dos iranianos, acabando por vencer por 81-76.

Grupo B

Poucas mudanças neste último dia com o destaque a ir para a Grécia que venceu o grupo sem qualquer derrota e para as Filipinas que tiveram o justo e merecido prémio de atingir pelo menos uma vitória na competição. Apesar de já eliminados da prova, as Filipinas jogaram pelo seu orgulho e derrotaram o Senegal por 81-79 após prolongamento. A Croácia tambem derrotou Porto Rico que ainda tinha a ilusão de seguir em frente, terminando na segunda posição do grupo.

No jogo que decidia a liderança entre Grécia e Argentina, os gregos confirmaram uma vez mais a sua excelente campanha e impuseram a segunda derrota na prova à Argentina que acabou por cair para o terceiro lugar. O gigante Bourousis (16 pts e 15 res) e o base Calathes (18 pts, 5 res e 4 ass) foram as grandes figuras do conjunto grego que para já é um dos três conjuntos invencíveis na prova.

Grupo C

A grande surpresa do último dia da primeira fase foi protagonizada pela Nova Zelândia, que ao somar novo triunfo deixou pelo caminho a Finlândia, resultado que ditou tambem a eliminação da Ucrânia, que no desempate a três com Dominicanos e Neozelandeses acabou eliminada por apenas 1 ponto. A Ucrânia entrou em campo um pouco mais tarde e sabia que só uma vitória lhe permitiria seguir em frente na competição. O conjunto liderado por Mike Fratello até entrou melhor na partida e apenas consentiu a primeira liderança aos norte-americanos já próximo do intervalo. Mas a partir do momento em que a resistência ucraniana finalmente cedeu, começaram a pesar os melhores argumentos dos norte-americanos que venceram com naturalidade.

A fechar o dia, a Turquia venceu a Republica Dominicana e garantiu o segundo lugar do grupo, relegando os dominicanos para o terceiro posto.

Grupo D

No jogo que abriu o dia, Angola venceu a Austrália de uma forma épica e com uma exibição fantástica de Yanick Moreira (38 pts e 15 res). Os angolanos tiraram partido do descanso extra concedido pelo treinador australiano a alguns dos seus principais jogadores para  recuperar de uma desvantagem significativa na segunda parte e vencer por 91-83. Angola cumpriu a sua parte, mas precisava de mais um milagre, mais precisamente que a Coreia derrotasse o México algumas horas mais tarde. Tal não aconteceu e os mexicanos acabaram por garantir o apuramento para os oitavos.

No outro jogo do dia, a Lituânia venceu a Eslovénia (67-64) e assegurou o primeiro lugar do grupo D de uma forma incrível, ao limitar a Eslovénia a apenas 2 pontos no quarto e último período da partida. O que aconteceu aos eslovenos é simplesmente inexplicável e deverá mexer com o moral da equipa que até aqui ainda não havia perdido.


Oitavos de Final

A fase do mata-mata começa agora e os jogos dois oitavos de final disputam-se este fim-de-semana.

Sábado

EUA– México
França - Croácia
Republica Dominicana - Eslovénia
Espanha – Senegal

Domingo

Nova Zelândia - Lituânia
Sérvia – Grécia
Turquia - Austrália
Brasil - Argentina

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária