ANTB na Estrada no Juncal
 
Faixa publicitária
Localização: HOME ENTRETENIMENTO FRASES CÉLEBRES Artigos diversos ANTB na Estrada no Juncal

ANTB na Estrada no Juncal

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 3
FracoBom 

João RibeiroInicia a época desportiva e iniciam as preocupações quanto à formação de treinadores. A partilha de saberes e de experiências, o reconhecimento de trabalho realizado

são preocupações centrais do plano de formação contínua da AB Leiria. Nesta filosofia associa-se a AB Leiria à dinâmica da ANTB, das suas preocupações constantes e com longa história, na valorização das competências dos treinadores.

Assim, no próximo dia 20 de Setembro, todos os caminhos irão dar ao Pavilhão do Instituto Educativo do Juncal. Com pergaminhos na formação desportiva, esta instituição, representada na modalidade pelo recente IEJ Basket (em substituição da nomenclatura IEJOTA) acolhe pela segunda vez a iniciativa da ANTB em levar conhecimento pela “estrada fora” ao longo de todo o país. Durante a manhã e tarde, Celso Casinha, Alexandre Correia, Teresa Barata e António Paulo Ferreira trarão os seus pontos de vista e as suas metodologias sobre temas pertinentes para melhorar o treino dos nossos jovens e o jogo das nossas equipas de formação.

Numa associação em que os seus clubes, com grande esforço e coragem, têm conseguido projectar quantitativamente a modalidade, nomeadamente no número de praticantes e nas preocupações com o minibasquete, urge criarmos condições para que a qualidade do trabalho desenvolvido possa  acompanhar essa quantidade, e, em condições difíceis todos sabemos, ser possível melhorar o jogo praticado pelas nossas equipas. Provavelmente esta preocupação coletiva estende-se a todo o país, daí que me atrevo a lançar o desafio de, no dia 20 os treinadores se deslocarem à Vila do Juncal e tirarem apontamentos úteis para o vosso trabalho.

Os temas parecem interessantes, assim foi intenção da ANTB e da AB Leiria. Celso Casinha, treinador da equipa campeã nacional de sub-16 femininos – NDA Pombal – vai-nos partilhar a metodologia que tem utilizado, no sector feminino, para prevenir as lesões, melhorar a capacidade funcional das suas atletas e ligar o treino das capacidades físicas com as questões específicas do basquetebol. Propriocetividade e treino funcional serão palavras- chave desta prelecção.

O companheiro treinador Alexandre Correia tratará de questões referentes ao ensino do Lançamento. Num momento onde a nossa selecção experienciou grandes dificuldades ofensivas e as percentagens de concretização não foram as desejadas, urge, voltar a estimular a ideia de que lançar ao cesto é um caminho longo feito de muita repetição, observação, correção, repetição.

O período do almoço é um dos momentos importantes destes encontros de treinadores. Sociabilização, partilha de preocupações, rever amigos, pensar em comum para a mesma causa. O D. Abade o e Tapas, são sugestões que aqui ficam para quem pretende saciar-se com bom repasto.

No período da tarde, tratar-se-á de um tema que nem sempre parece ser prioridade no ensino do jogo – o que fazer quando perdemos a bola? Simplesmente defender? Cada um com o seu? Ou cada um com um? Estas e outras questões serão tratadas e esclarecidas pela Teresa Barata, numa intervenção que, muto sinceramente aconselho a assistir atentamente. A Teresa Barata dispensa apresentações quanto à qualidade das suas comunicações. A Transição Defensiva, certamente, será um tema importante para darmos uma nova dimensão à intervenção que muitas vezes se restringe a incentivar os nossos jogadores irem para a defesa  - Defesa! Ouve-se com frequência.

Por último, e já na posse da bola, trataremos de assuntos do ataque. António Paulo Ferreira dar-nos-á conta de conceitos ofensivos a introduzir no ensino e construção do processo ofensivo de uma equipa de formação. Está na altura de possibilitarmos ambiente para os nossos jogadores explorarem o que o jogo lhes pede, baseado na leitura e em conceitos simples. Certamente que poderemos levar dos ensinamentos e experiência do companheiro António Paulo, algo para melhorarmos as nossas equipas.

Com este elenco de prelectores daremos sem dúvida por bem empregue o tempo despendido no próximo dia 20. Este artigo é também um convite a todos os treinadores de formação: experientes, inexperientes, estagiários, tutores, coordenadores técnicos, do norte e do sul, das Beiras ou do litoral, de trás dos montes ou do Algarve. A AB Leiria e o Instituto Educativo do Juncal, cooperando com a entidade mentora deste evento – ANTB – terá imenso prazer em acolher-vos.

Para tal aqui retiramos do baú dos ensinamentos de outros Treinadores de outros tempos, como é o caso do Prof. Teotónio Lima, uma ideia inspiradora:

Um treinador que deixe de aprender, deverá deixar de ensinar/treinar

Vale a pena pensar nisto. Até dia 20 no Juncal

Aquele Abraço

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária