Ideias para crescer
 
Faixa publicitária
Localização: HOME BASKET CLINIC DIRIGENTES ARTIGOS DIVERSOS Ideias para crescer

Ideias para crescer

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 13
FracoBom 

Ideias para crescerQuando vou ao Fiba-Europe Get Together sinto sempre grande orgulho em ser português. Até ao momento nunca me cruzei com ninguém, nesta e noutras ocasiões,

que tenha estado em Portugal, que mesmo tendo tido nalguns clubes más experiências profissionais como o esloveno Rado Trifunovic, que não me transmita que, gostou muito de Portugal. As três razões mais evocadas são a simpatia dos portugueses, a nossa comida e as boas organizações dos eventos que temos levado a cabo. Só prova que quando queremos e nos empenhamos, sabemos organizar bem os eventos, sejam eles Campeonatos, Get Together ou Assembleias Gerais.

A minha recente presença em mais um Fiba-Europe Get Together possibilitou-me reencontrar outro esloveno Mirko Jurjavic responsável na Federação do seu país pelo programa de captação de praticantes intitulado “Basquetebol Lúdico”, (Playfull Basketball) que foi apresentado no Get Together do ano anterior em Praga. Para divulgação deste programa conduzi e publiquei aqui no Planeta Basket em 3 de Dezembro de 2013 uma entrevista ao Mirko intitulada “Portugal organizou um excelente campeonato”.

Em breve teremos novos rumos e o tema da captação tem que ter na minha opinião, grande atenção por parte da direcção eleita. Por estar a ser um sucesso incrível, e as boas práticas tem de ser avaliadas, vou voltar a falar do “Playfull Basketball”. Ter ideias para crescer é excelente, mas não é suficiente, se não forem exequíveis. O universo do basquetebol está cheio de boas ideias o problema é ter capacidade de as por em prática.

É por isso que quero voltar a falar do programa esloveno, sobre a forma como este cresceu e se desenvolveu. As ideias existem, mas estamos sempre à espera que nos dêem dinheiro para as podermos por em prática. Os eslovenos neste programa fizeram o contrário, primeiro mesmo sem grandes meios começaram a executar o programa, depois este foi crescendo e agora tem parceiros para o seu financiamento, a sua consolidação e expansão.

Inicialmente era um pequeno grupo de voluntários que apoiados pela Federação iam às escolas apresentar o programa. O material que usavam era improvisado como por exemplo garrafas de plástico, que decoravam para servirem de pinos e outras soluções que a imaginação permitia. Hoje em dia tem duas equipas de três elementos cada, duas carrinhas, mascotes, e todo o tipo de material, tabelas pequenas, bolas, arcos pinos etc. O programa este ano tem por objectivo percorrer 1000 escolas primárias, mas o grande investimento destas acções é feito nos meses de Setembro e Outubro no início das aulas. Neste período as equipas do Playfull Basketball chegam a fazer, cada equipa, 4 escolas por dia. O projecto tem um tal sucesso que o mais recente apoio que o programa obteve, e estamos a falar de um país com cerca de 2 milhões de habitantes, veio da NBA.

No que diz respeito à promoção da modalidade, pelos vistos a NBA não está apenas preocupada com os grandes países, também está atenta a projectos de países mais pequenos, tenham eles qualidade.

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária