Nasceu duas vezes
 
Localização: HOME FUTURO 50 ANOS MINIBASQUETE Nasceu duas vezes

Nasceu duas vezes

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 8
FracoBom 

SC Vasco de GamaO termo minibásquete surgiu em Portugal em 1964, no entanto, a procura de soluções para o ensino das primeiras etapas da modalidade é anterior a esta data.

Preocupado com as aprendizagens da modalidade já em 1961 o Prof. José Esteves apresentou formas recreativas do jogo para crianças sobre a designação “Basquetebol Simplificado”. Antes disso o Sporting Clube Vasco da Gama teve em 1949 uma equipa de crianças dos  9 aos 12 anos que levou o ilustre dirigente e jornalista Alves Teixeira a dizer que o minibásquete nasceu duas vezes.

Eis o seu poético texto:

O minibásquete é o sangue estuante do desporto da “bola ao cesto”. Representa o nascer num dia de Sol, esperanças que despontam, adorações que se cimentam, obra generosa que ganha alicerces, contorno, vida, expressão e finalidade.

Muitos anos antes em redor de 1949, houve um clube, o Sporting Clube Vasco da Gama, que criou uma equipa de miúdos de 9 aos 11 anos, que foi batizada de “Globe Trotters.”

Mercê de treinos constantes, de muita habilidade, de resistência inacabável, essa equipa foi a precursora do minibásquete, revelou uma harmonia e um poder de execução notáveis. Isto significa que o minibásquete nasceu no Porto, nasceu duas vezes.

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária