Causa nobre e contagiante
 
Localização: HOME FUTURO 50 ANOS MINIBASQUETE Causa nobre e contagiante

Causa nobre e contagiante

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 7
FracoBom 

Humberto Gomes"Para regar com cuidado, porque desabrochará uma linda Flôr para toda a vida!"

Havia regressado de Angola - vinte e seis meses de guerra -depois de algum (curto) período de convalescença, para tratar da saúde e recuperar forças, eis-me regressado à prática do basquetebol.

Mas foi sol de pouca dura, apenas mais uma época como praticante. O meu treinador na altura não era muito dado a grandes preparações e grandes tarefas e parti para outra.

Esperava-me o Minibasquete. Se bem o pensei, melhor o fiz; fizemos, porque eram 20 monitores para "tratar" de 160 crianças ("Operação Porta-Aberta 160"), divididas por 20 equipas de 8 elementos - fácil, como 2 e 2 serem 4! - Haverá quem se lembre: O prof. Fernando Mota, até há bem pouco presidente da FP Atletismo, visitou-nos - estava na altura na Direcção Geral dos Desportos - porque a "preocupação" chegou ao conhecimento de esferas mais altas. É que já eram cerca de 250 crianças!

Esta simples coisinha ocorreu há 40 anos! Alguns desses monitores - dos escalões de cadetes e juniores - fizeram parte de uma equipa - C.D."Os Olhanenses" - de que eu era o treinador, que em 1979 se sagrou campeã nacional da 3ª divisão, batendo na final a Ovarense, no pavilhão da Ajuda.

Essa simples coisinha inicial, teve como resultante actual a conquista para a modalidade de vários Treinadores e Dirigentes a darem cartas e perfeitamente actualizados, a dar expressão à semente que foi lançada.

Outros tempos, outras vontades, é certo. Mas tudo por "culpa" do Minibasquete e porque, em boa hora, mudei a agulha em favor dessa linda Flôr para toda a vida!

Como definir, como exteriorizar, em poucas palavras a importância do Minibasquete? Fácil, é como 2 e 2 serem 4! "É o verdadeiro embrião para que, mais à frente, a modalidade sénior: o basquetebol possa ser designado como o mais completo desporto de equipa!

É no minibasquete que o verdadeiro amor a uma causa tem uma roupagem verdadeiramente nobre e contagiante!

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária