Obrigado Mestre Barreto
 
Faixa publicitária
Localização: HOME FUTURO PORTUGAL FUTURO Obrigado Mestre Barreto

Obrigado Mestre Barreto

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 15
FracoBom 

prof. Hermínio BarretoAproveitando a realização do clinic para treinadores, integrado na Festa do Basquetebol 2015, a FPB decidiu homenagear uma pessoa. Foi assim que o DTN Mário Gomes iniciou a sua intervenção.

E essa pessoa era, um pouco de suspense, o prof. Hermínio Barreto.

Confesso que nos emocionámos, não obstante ao coração forte nada deva ser impossível, quando o prof. se levantou e, em uníssono e de pé, todos os treinadores presentes o aplaudiram demorada e calorosamente.

Justíssima homenagem a quem, durante décadas, influenciou de forma marcante gerações e se constituiu como um dos principais ícones no panorama do desporto nacional e particularmente da nossa modalidade, quer como treinador, formador por excelência ou como um dos mais exímios praticantes de sempre.

Possuidor duma personalidade ímpar, verdadeiramente fascinante e evidenciando, a cada momento, uma sabedoria e uma forma de estar profundamente humanista, apenas ao alcance dos grandes mestres, o prof. Hermínio constitui uma referência, grande referência.

Com o prof. Hermínio aprendemos que os planos de treino são, primeiro que tudo, ideias, e que nós treinadores aprendemos através da prática, do ato experimental e das reflexões sobre os resultados da prática, e que só a experiência de um bom treino, que faça sentido ao atleta, é formadora e pode desencadear o potencial de perdurar pela vida fora.

Sendo ele próprio uma referência, grande referência, o prof sempre soube reconhecer os outros, e transmitia-nos isso amiudadas vezes, porque cultivava um sentimento de grande humildade. São assim os grandes vultos!

Recordemos um seu recente testemunho, para com outro saudoso - paz à sua alma - grande mestre, o prof. Teotónio Lima, a quando da apresentação do seu último livro "De Jogador a Treinador", ao expressar-se assim: "Foi sempre o maior de todos nós, os treinadores. Não cabe aqui recordar as inolvidáveis situações vividas. Direi tão só, que, na minha memória de longa duração, posso revê-las hoje, e espero que sempre, com a mesma intensidade".

Também aprendemos com o prof. Hermínio que o reconhecimento pelo valor do outro, manifestado sob a forma de elogio, se nascer do coração e for sincero e honesto, proporcionará prazer às pessoas, reforçando a sua motivação e promovendo a sua autonomia.

Como muito poucos o terão conseguido, o prof. Hermínio tem lançado as sementes que, ao longo do tempo, têm germinado e conduzido ao desafiante e enriquecedor desafio do "sigam-me" e não do "vão por ali". E que diferença, meu Deus, entre uma forma de estar e a outra.

Porque, a propósito, lembrar um milenar pensamento chinês: "fica sempre um pouco de perfume nas mãos de quem oferece rosas".

Por tudo - e foi muito -, obrigado "monstro" (porque carinhosamente e com prévia autorização, verdade?!) mestre Hermínio Barreto.


Nota: Anunciado para hoje, mas porque o mestre prof. Hermínio Barreto se "antecipou", prioritariamente, como é bom de reconhecer e sentir, analisaremos o tema :"Que esperar dos diretores técnicos regionais" no nosso próximo encontro, em 16 de Abril. Até lá, e bom Basket.

 

Comentários 

 
+1 #4 João Fraga 30-06-2015 10:03
Revejo-me inteiramente no texto deste artigo. Sem dúvida, uma personalidade muitíssimo carismática e inspiradora para todos nós que amamos o Basquetebol e o Desporto em geral! Bem haja Mestre Barreto!!!
Citar
 
 
+1 #3 karel pott 17-04-2015 21:51
sem dúvida
merecedor de todas as homenagens
Citar
 
 
+4 #2 San Payo 09-04-2015 17:53
Belo texto e mais importante ainda,bela e mais que merecida homenagem.

Mestres como o Prof. Hermínio nunca nos cansamos de ouvir e aplaudir.
Citar
 
 
+5 #1 PABLO ESPER 09-04-2015 11:14
Tuve el placer de conocerlo en el Congreso Ibérico de Baloncesto en Extremadura, un justo reconocimiento, me alegro por Herminio, saludos desde Argentina
Citar
 
 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária