De monitor a treinador
 
Localização: HOME

De monitor a treinador

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 23
FracoBom 

Nuno RodriguesEsposende vai ser no próximo mês palco de mais um jamboree. Muitas são as referências que já fiz nos meus artigos a jogadores, que passaram pelos jamborees e que hoje pontificam nas selecções nacionais masculinas e femininas desde os seniores aos Sub-16.

Contudo hoje não vou falar dos jogadores, mas vou falar sobre os treinadores que passaram, como monitores nos jamborees, e que muitos deles treinam hoje, com sucesso, outros escalões.

Não foi o título de campeão nacional conseguido pela equipa de Sub-16 do Benfica, treinado pelo Nuno Rodrigues, o meu amigo “Grosas” monitor de diversos jamborees, que me levou a escrever este artigo, pois nesse caso teria de falar de outros treinadores, que já foram campeões nacionais, e que passaram por jamborees como monitores. Que me lembre, sem recurso a apontamentos, teria de falar da Inês Peres e do Fernando Brás e peço desculpa se me estou a esquecer de alguém.

O que me levou a falar dos monitores dos jamborees, e que agora são treinadores de sucesso foi o comentário no facebook do Telmo Botelho feito num post do Nuno Rodrigues e passo a citar: “Vou-te confessar uma coisa. Não ando no basquetebol há tanto tempo como tu, mas quando comecei, como treinador de minibasket, disseram-me um dia "tens de ver aquele gajo do Benfica com os miúdos..." A verdade é que a curiosidade invadiu-me e lá tentei descobrir quem era... e não deixou enganar. Para além das qualidades enquanto técnico, tens uma capacidade incrível de cativar estes jovens.”

Felizmente posso testemunhar o que o Telmo refere. A sensibilidade do Nuno para os minis é muito acima da média e quem passou, entre outros, pelo jamboree de Trancoso, de certeza que se lembra da paciência do Nuno para o “Maniche”. Quem esteve em Trancoso e pôde observar os milagres que o Nuno conseguiu com esse jovem, sabe do que estou a falar. Estas histórias são o intangível dos jamborees.

Por conhecer muitos dos intervenientes vou relacionar três histórias de sucesso do penúltimo fim-de-semana. Já não é a primeira vez que que menciono, que atrás dos sucessos de uma equipa dos escalões mais novos está normalmente um bom trabalho realizado a montante no minibásquete. Muitos são os exemplos que poderia mencionar. Hoje vou-me referir a três casos bem recentes: O Benfica e o reconhecimento que o Nuno Rodrigues fez publicamente do trabalho efectuado no minibásquete no clube pelo Pedro Rojão. O Carnide, clube de quem sou adepto, parabéns ao Hélder Serranho, mas penso ser de inteira justiça referir o trabalho realizado a montante pelo Telmo Botelho e finalmente o Beira-Mar, e como escrevi a 28 de Maio de 2013 no artigo “Saber esperar” o sucesso desta equipa, que então eram Sub-14, iniciou-se com o Rui Pedro Nazário e uma comissão de pais em 2008/2009. Estes são mais três exemplos que merecem a nossa reflexão.

Finalmente no seu comentário Telmo Botelho toca na essência do minibásquete, quando refere a capacidade incrível do Nuno Rodrigues para cativar jovens. Na nossa realidade, no minibásquete o que é verdadeiramente decisivo para a modalidade é cativar e captar jovens e se o soubermos fazer, mais cedo ou mais tarde os resultados irão aparecer.

 

Comentários 

 
+4 #3 Ines Peres 17-06-2015 23:01
Olá San Payo,
Isto é uma grande maldade,falar do míni, dos vários jamborees que passamos juntos, da história do Maniche faz-me ter saudades de muita gente da grande equipa que fomos e das amizades que ficam!
O meu amigo Grosas é campeão há muito tempo, assim como todos nós que passamos por tantas maratonas, uns já tiveram o privilégio de levantar taças, mas certamente que muitos outros nos seguiram!
Qualquer dia San Payo temos de fazer um jamboree aqui com a malta para nos revermos é estarmos juntos!
Beijos a todos!
Citar
 
 
+3 #2 san payo araujo 17-06-2015 14:29
Caro amigo

Agradeço as tuas palavras, mais do que eu são as crianças que tu cativaste que te agradecem. Como costumo dizer ninguém passa pela vida de outro sem deixar uma marca e o que é importante é que essa marca seja positiva, como é a marca que deixas em muitas crianças.

Um abraço

Um abraço
Citar
 
 
+9 #1 Nuno Rodrigues 16-06-2015 10:57
Meu amigo San Payo, colocaste-me a lagrima no canto do olho...
O mini para mim foi a genese de tudo, é onde a felicidade se revela de forma tão pura e contangiante que é impossível não darmos o nosso melhor.
Quem me conhece sabe bem o que significou o titulo e como o desejava conquistar para agradecer aos meus jogadores o quanto eles acreditam em mim.
As palavras do Telmo foram e são a recompensa que sempre desejei ter, ser reconhecido pelo que dou e prometo continuarei a dar. Estou-te grato por num longinco 2004 (salvo erro) me teres convidado para fazer parte da família Jamboree. Fui, sou e serei um priveligiado por poder chamar-te de amigo e poder recolher em ti conselhos sempre que preciso.
Bem Haja amigo e que grande surpresa!
Citar
 
 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária