Um dos conceitos do jamboree é que este, para além do minibásquete. apenas tem de dar o que a terra tem para oferecer, e Esposende é uma terra de surf e body bord como ficámos a saber.
A alegria já anda à solta em Esposende e a cidade, através do famoso jogo do queijinho, em que os minis tentam demonstrar a sua capacidade negocial, tentando trocar uma bola de basquetebol por outro bem no comércio local, dá para fazer sentir a presença do minibásquete na cidade.
Quem avaliou o espólio alcançado pelos grupos foram os monitores, pelo que ficámos a saber que muitos deles eram muito gulosos, pois quem venceu a prova e fazendo jus ao nome da equipa foram os Clarinhas doce regional. Este foi o grupo que mais bolos e doces trouxe no fim da competição. No meio disto tudo houve um grupo que conseguiu negociar uma língua de porco e os pescadores, como não podia deixar de ser conseguiram trazer peixes conforme se pode ver na fotografia de grupo. Hoje houve como não podia deixar de ser basquete e foi o dia dos Guarda Rios e Pescadores irem à piscina, mas a surpresa maior foi à tarde porque nas actividades náuticas. Três grupos Castrejos, Clarinhas e Guarda Rios, com todas as normas de segurança foram tomar banho ao mar e os outros três grupos Pescadores, Polvos e Sebastiões experimentar o prazer de fazer body-bord. Amanhã invertem-se os papéis. No jogo da noite foi lançado um desafio aos minis e aos monitores mas que ainda ninguém descobriu pelo que lançamos o mesmo desafio aos pais. No jogo eles tinham que descobrir monitores que lhes forneciam uma palavra. Com essas palavras eles tinham que compreender que palavra lhe estava subjacente. “Exemplo: se dissermos cidade, capital, França todos percebemos que estamos a falar de Paris” As palavras que eles obtiveram dos monitores foram as seguintes: açúcar, alívio, branco, desalento, desânimo, doce e expiração. Até ao momento ninguém descobriu a charada. Se algum dos encarregados de educação souber a solução pode ajudar o seu filho, pois a equipa que primeiro descobrir a palavra tem direito a um prémio.
A preparação da Gala também já está em curso e já descobrimos um talento da terra que está no jamboree, a Debora, que vai tocar na gala. Em terra de mar o jamboree está definitivamente em velocidade de cruzeiro.
Comentários
Gostava de os ver nas fotos.
Os pais da Ariana Dias