Pós férias, "jogo 3x3 FIBA" e muito mais
 
Faixa publicitária
Localização: HOME BASKET CLINIC TREINADORES ARTIGOS DIVERSOS Pós férias, "jogo 3x3 FIBA" e muito mais

Pós férias, "jogo 3x3 FIBA" e muito mais

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 5
FracoBom 

Humberto GomesNo nosso último artigo, a 23 de Julho, anunciámos que iríamos de férias e que regressaríamos a 10 de Setembro. Cá estamos, presente!

Lançava na ocasião o desafio para, no período de férias, cada um dos companheiros se debruçar sobre a importância do coordenador técnico a instituir em cada um dos clubes.

Contributo que tivemos oportunidade de apresentar em Coimbra, no recente Forum Basquetebol Primeiro, visando a melhoria do nível dos praticantes e, como resultado, da qualidade do jogo.

Iremos aguardando que, lançado o desafio, e enquanto ainda subsistem algumas férias e a vontade não se desvanece, os companheiros se predisponham a "ir a jogo" - é esse o desafio, em concreto -, emprestando a valia dos contributos sobre a questão.

Enquanto aguardamos, apetece-nos sublinhar a realização do Clinic dos 75 anos do Sangalhos - velhinho e histórico clube da Bairrada, bem-haja! - Clinic que contou com as preleções dos companheiros Carlos Gouveia, Aniceto do Carmo, Goran Nogic, Francisco Gradeço, José Ricardo e Mário Silva, com a participação de uma centena de treinadores, jovens na sua grande maioria, e que se situou a um nível excelente, em qualquer das intervenções. Também somos capazes de realizar "coisas" valiosas só com a "prata da casa".
"Jogo 3x3 FIBA".

Foi o tema desenvolvido pelo companheiro Mário Silva, apresentando algumas nuances bem mais positivas na abordagem do mesmo, comparativamente ao desinteressante e, por vezes, falho de dinâmica a que estamos habituados a ver entre nós. Não cabe neste espaço, talvez que noutra circunstância, debruçarmo-nos sobre as suas cambiantes técnico-táticas.

Muito mais
Porquê, muito mais?

Porque só foi possível a presença de Mário Silva no Clinic do Sangalhos, devido ao elevado sentido do dever/compromisso deste companheiro, a quem a "velha guarda" de há muito reconhece como competente, de corpo inteiro e espinha direita e que, por vezes, tem sido observado com um olhar lateral e suspeitoso por parte de, numa ou outra circunstância, um certo "novo poder". O Mário Silva tem uma fantástica paixão pelo jogo, é competente - já o referimos - é frontal, é direto, amigo do seu amigo, capaz de dar a camisa e é... ele próprio!

Reencontrámo-nos agora, a quando do Curso de Grau I a decorrer no Algarve, ele na qualidade de diretor e eu enquanto formador residente. Pois bem, o Mário deu a matéria na 6ªfeira, abalou para Sangalhos, via Lisboa - depois de termos jogado 1x1 na proximidade da Ria Formosa, em Olhão junto ao bate-estacas, durante 3 horas, a aguardar o autocarro às 01h15 com destino à capital -, entreposto para assegurar a  direta para a Bairrada.

Depois da intervenção em Sangalhos, no sábado, como no outro dia, domingo, era também dia de curso no Algarve, zarpou para baixo - outra direta -, a tempo de cumprir o compromisso anteriormente assumido. Perguntamos nós: sobretudo nos tempos que correm, quantas gentes eram capazes de tamanha travessia? É ser-se "maluco", referia-me o Mário a dado passo. Paixão a quanto obrigas, acrescentaremos nós.

Mas há mais... no meio destes milhares de quilómetros, os 500 iniciais de Lisboa para o Algarve e o regresso no domingo também contam, a esposa teve em casa uma fratura de um pé, foi operada na passada 2ªf, a mãe agravou-se-lhe o estado de saúde e o "maluco" do Mário esteve sempre... presente.

Como referência, já o tínhamos feito, fica agora o extraordinário exemplo de amor à causa.

Aquele abraço, Mário. Igual aquele da noite de sábado em que, por não haver mais nada, degustámos uma cervejola com uma... torrada, imagine-se!

O Basquetebol é, em muitos momentos, de facto, o mais completo desporto de equipa.

Voltaremos a 24 de Setembro, com jogo livre. Naturalmente que na dependência de quem e porquê "ir a jogo".

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária