Fernando Rocha na Euroliga
 
Localização: HOME FUTURO 50 ANOS MINIBASQUETE Fernando Rocha na Euroliga

Fernando Rocha na Euroliga

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 6
FracoBom 

Fernando RochaO mais cotado árbitro português Fernando Rocha chefia a equipa que hoje dirige em Bilbao o encontro entre o Dominion local e o Olimpija de Ljubljana, a contar para a Eurocup.

Amanhã, ainda no País Basco, Fernando Rocha desloca-se a Vitoria onde será mais uma vez o árbitro principal do encontro entre o Laboral e o Anadolu Efes de Istambul a contar para a principal competição europeia de clubes, a Euroliga. Estas não são no entanto as suas primeiras atuações desta época nas competições europeias. Fernando Rocha foi nomeado em todas as jornadas já decorridas da Euroliga, sempre como árbitro principal, para encontros das principais equipas europeias, tendo dirigido o Darussafaka de Istambul-Sassari da Sardenha, Real Madrid-Estrela Vermelha de Belgrado e o CSKA de Moscovo-Brose Baskets de Bamberg. Na Eurocup, além do encontro de hoje, Fernando Rocha dirigiu também o Trabzonspor-Aris de Salónica na 1ª jornada desta competição.

A participação de árbitros portugueses em competições da FIBA está no entanto longe de se esgotar na figura de topo que hoje Fernando Rocha é na arbitragem europeia.

Na Eurocup, outros dois árbitros portugueses marcaram já presença esta época. Sérgio Silva atuou nas quatro jornadas decorridas, nos encontros Dominion Bilbao-JSF Nanterre, Aris Salonica-Buducnost Podgorica, Herbalife Gran Canaria-Enel Brindisi e ontem no Grissin Reggio Emilia-Le Mans. Hoje, Sérgio Silva dirige no Kosovo o Sigal Prishtina-BC Astana a contar para a Europe Cup, a competição que Benfica e F.C. Porto disputam.

Luís Lopes atuou já em dois encontros da Eurocup, o Spirou Charleroi-Ratiopharm ULM e o AEK Atenas-Nizhny Novgorod e dirige hoje o ZVVZ USK Praga-Wisla Can Pack Cracóvia da Euroliga Feminina.

Paulo Marques regista seis nomeações. Na Europe Cup dirigiu os encontros Donar Groningen-Asvel e ontem o BC Siauliai-Royal Hali Gaziantep e estará hoje no Juventus Utena-Khimik, estes dois últimos na Lituânia. Ainda na Europe Cup, dirigirá o STB Le Havre-Boras Basket e o Fox Town Cantu-Boras Basket a 10 e a 18 de Novembro. Entretanto Paulo Marques dirigiu na Holanda o Orange Blizzards-Dike Napoles da Eurocup Feminina.

Pedro Coelho marcou ontem presença na Europe Cup atuando na Holanda no Asvel-Mons-Hainaut. Antes disso tinha já dirigido o Basket Landes-Elfic Fribourg da Eurocup Feminina e estará no próximo dia 12 no Spar Citylift Girona-UMMC Ekaterinburg da Euroliga Feminina.

Sónia Teixeira foi nomeada para cinco encontros até agora. A contar para a Eurocup Feminina dirigiu em Istambul o Besiktas-Spartak Moscovo. Para a Euroliga Feminina está hoje em França no Bourges Basket-Nadezhda e no próximo dia 11 no Good Angels Kosice-Famila Schio. Sónia Teixeira irá ainda dirigir dois encontros da fase de qualificação do Eurobasket Feminino, o Letónia-Lituânia no dia 21 e o Suiça-Rússia no dia 25.

Samira Barrima foi igualmente nomeada pela FIBA para dois jogos desta competição entre seleções de seniores femininos em que a equipa portuguesa vai estar envolvida, Itália-Albânia no dia 21 e Espanha-Finlândia no dia 25. Antes disso, no dia 11, Samira Barrima estará em França no Nantes Reze-Pinkk Pecsi 424 a contar para a Eurocup feminina.

Carlos Santos irá dirigir dois encontros da Eurocup Feminina, Dike Napoles-Valosun KP Brno amanhã, e Basket Landes-Basketball Nymburk no dia 11.

A contar para a mesma competição, Nuno Monteiro dirigiu o Nantes Reze-Reyer Veneza.

Dois comissários portugueses foram nomeados pela Fiba. Rui Valente esteve no Castors Braine-Spar Citylift Girona da Euroliga Feminina e representa a FIBA hoje no TSV 1880-Nantes Reze da Eurocup Feminina e no dia 10 no Asvel-Kormend da Europe Cup. No dia 21 Rui Valente estará no França-Estónia do Eurobasket Feminino.

Cardão Machado esteve ontem no Elan Chalon-SPM Shoeters da Europe Cup. No dia 11 estará na Polónia no Wisla Can Pack-Bourges da Euroliga Feminina e no dia 25 no Holanda-França do Eurobasket Feminino.

 

Comentários 

 
0 #1 Humberto Gomes 05-11-2015 08:33
Estivéssemos nós, noutros setores, como estamos ao nível da arbitragem !
É realmente de registar e de enaltecer as nomeações e consequentes (boas) prestações dos nossos representantes no contexto internacional.
Também na competição interna, - nas provas de dimensão nacional - é reconhecido o bom nível de atuação.
A bela sem senão, situa-se no (reduzido) acompanhamento, face à arbitragem regional e na exiguidade do número de juízes para se poder transmitir aos jovens jogadores a imagem real do que deve ser o jogo.
Quantos e quantos jogos, fazendo parte dos calendários competitivos regionais,não têm árbitros nomeados? O companheiro Sérgio Antunes, expert nas recolhas de dados, poderia dar uma ajuda.
Uma sugestão : E se os boletins de jogo devessem estar na posse e transportados para os jogos pelos árbitros ?
Não havia boletim, não haveria jogo !!!
Vamos a isto, vamos falar verdade ?
Citar
 
 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária