Uma prenda no sapatinho: O lançamento
 
Faixa publicitária
Localização: HOME BASKET CLINIC TREINADORES CANTO DO TREINADOR ARTIGOS DE OPINIÃO Uma prenda no sapatinho: O lançamento

Uma prenda no sapatinho: O lançamento

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 7
FracoBom 

Humberto GomesPorque o anunciado "Vamos todos praticar o 3x3 FIBA/ms-hg" irá precisar de mais algum tempo de maturação, para que a qualidade do "produto"

possa corresponder às legítimas expetativas dos seus potenciais aderentes - talvez que pronto para surgir, com a sua 1ª roupagem, em finais de Janeiro.

Porque o espírito da quadra natalícia, a uns mais do que a outros, nos deve envolver de forma mais solidária, lembrámo-nos de colocar uma prenda no sapatinho da modalidade, o elemento técnico mais importante do jogo: o lançamento.

Situemo-nos em concreto no jogo: se o objetivo do jogo consiste em converter mais cestos que o adversário, naturalmente utilizando o elemento técnico essencial do jogo: o lançamento.

Fará, então, todo o sentido cuidarmos do lançamento, considerando que se poderá lançar, relativamente ao alvo, que é o cesto: parado, em movimento, de frente, de lado, com recurso à tabela, com a mão direita ou com a mão esquerda, com um ou dois apoios, na sequência de drible ou da receção de passe, lançando perto ou longe do cesto.

Se longe do cesto, para além da linha dos 6,75 mts, coloquemos em equação que, muitas vezes, sem primeiro se conseguir o indispensável equilíbrio e enquadramento com o cesto, se verifica que o jogador: atira a bola ao cesto, executa mal tecnicamente ou ainda escolhe mal a oportunidade de lançar, ainda mais se agrava a possibilidade de termos eficiência - executando bem - e eficácia - fazendo certo -, impossibilitando o alcançar de boas percentagem.

Daí que a almejada prenda no sapatinho muito tenha a ver com o formular de um desejo: que, cada um de nós, no seu raio de ação, possa contribuir para a melhoria do elemento técnico fundamental do jogo, tão do agrado dos jogadores, sobretudo dos mais jovens, funcionando como autêntica guloseima: o  lançamento.

E também, porque o sonho comanda a vida, sonhar que um dia destes, escalão de sub-14 incluído, o lançamento para além da linha dos 6,75 mts, a valer atualmente 3 pontos, possa passar a valer - o peso à sua medida - apenas 2!

Porque temos necessidades comuns, situemo-nos na teoria humanista do psicólogo norte-americano Maslow, no sentido de compreendermos as motivações e os comportamentos das pessoas, graduadas em 5 níveis de necessidades, das mais básicas às de nível superior, a saber : biológicas, de segurança, de afeto, de estima e de autorrealização.

Cada um de nós é fruto da sua história de desenvolvimento. E o desenvolvimento pessoal depende da herança genética, do meio social onde estamos inseridos e das experiências vividas.

É o que nos apetece deixar, enquanto mensagem, em tempo mais apelativo à solidariedade, em defesa da valorização do praticante.

Regressaremos a 31 Dezº, se a quadra natalícia o permitir, com "Fazer o que tem de ser feito".

Até lá, e bom Basket.

Um Santo e Feliz Natal para todos.

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária