Um minuto para a História
 
Faixa publicitária
Localização: HOME BASKET CLINIC TREINADORES ARTIGOS DIVERSOS Um minuto para a História

Um minuto para a História

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 4
FracoBom 

João RibeiroNão me restam as menores dúvidas de que o pior dia da Festa do Basquetebol Juvenil é o último. Anestesiado pelo cansaço e pela emoção das Finais,

rapidamente se instalou uma sensação melancólica associada ao momento que queremos que venha tarde – a partida para norte. O último cesto, a última medalha, as últimas palavras, um rápido balanço, e, o regresso. Fases de um dia que termina com a sensação de que gostaríamos que a Festa durasse mais dias, desfrutando de uma massa humana simplesmente fantástica. De 29 de Março a 3 de Abril todos nos sentimos jovens e agradecidos por podermos participar na Festa do Basquetebol Juvenil em Albufeira.

Não me restam igualmente dúvidas sobre a riqueza deste evento para a família do Basquetebol (mesmo aqueles que ao longe a acompanham). De um ângulo que ainda não tinha tido o privilégio de desfrutar, observei o desenrolar da Festa. Desse mesmo ângulo foi-me possível constatar a excelência da organização. Da logística das refeições, à dinâmica dos transportes, passando pela inclusão do All Star, muitas foram as pessoas que puseram a máquina a funcionar. Esse facto torna ainda mais evidente a grandeza deste evento.
No artigo de hoje não me irei alongar muito, uma vez que qualquer coisa que seja retratada por palavras corre o risco de diminuir a sensação boa de ter estado em Albufeira.

Elogios feitos à Festa, não deixo de idealizar, que um dia, o aumento de cobertura, por parte da imprensa, da Festa do Basquetebol Juvenil ultrapassará em muito a visibilidade que é dada a outros comportamentos menos desportivos. Não deixa de ser preocupante que a imprensa dita desportiva divulgue algo mais do Basquetebol, na maioria das vezes relativos a acontecimentos que não promovem a modalidade manchando-a de forma injusta. Virão certamente os dias em que os media disputarão o acesso a boas notícias, divulgarão boas práticas de promoção da modalidade, relegando para segundo plano episódios descontrolados de maus comportamentos de agentes desportivos.

Mas facto é, que nem este pequeno episódio retirou, a todos os que se deslocaram a Albufeira, o foco de atenção a tudo o que a Festa lhes proporcionou. E do muito que foi possível desfrutar realço o último minuto da final de sub 16 masculinos. Quando tudo caminhava para que a Seleção da AB Lisboa revalidasse o título, eis que surge um adversário intenso, aproveitando muito bem o mérito da sua organização defensiva e os erros que provocou no adversário. A Seleção da AB Porto transformou o último minuto do jogo final num momento que ficará para a história da Festa do Basquetebol Juvenil. Um momento que muito embora entristecesse os perdedores e levasse ao rubro os ganhadores, encantou os que de forma neutra assistiram a este jogo.

O minuto final da Festa 2016 constituiu um símbolo dos muitos momentos de emoção desportiva vivida nos cinco Pavilhões de Albufeira. Do primeiro ao último lugar da classificação houve empenho máximo para obter a melhor classificação possível. Esse deverá ser um dos muitos lemas que deverão temperar a química de cada comitiva. Horas depois do minuto final, momentos emocionantes se viveram com despedidas e abraços entre os que serão sempre recordados como os Heróis da Festa – Os Jovens jogadores. Para eles convergem esforços para que tudo corra bem, para eles se desenvolvem esforços no sentido de que a Festa do Basquetebol Juvenil 2017 seja uma realidade.

 

Comentários 

 
0 #1 Teresa Ribeiro dos Santos 14-04-2016 11:26
Sem dúvida uns dias únicos para quem gosta de basquetebol. Ficará sempre na memória esses dias aí passados. Mesmo nas bancadas e sendo neutro ssnte se a festa, respira se boas práticas e vêm nos há memória ria bons e velhos tempos passados também com a bola laranja. Bons amigos. Bons momentos que guardamos para toda a vida e que nos ajudaram na nossa formação como pessoas. Bem hajam. Só faz falta quem lá está.
Citar
 
 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária