O exemplo do Rui Nazário
 
Faixa publicitária
Localização: HOME SUB-16 MASCULINOS Artigos de opinião O exemplo do Rui Nazário

O exemplo do Rui Nazário

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 32
FracoBom 

Rui Pedro NazárioNunca saberemos se na carga sobre o Cristiano Ronaldo, na final do Campeonato da Europa houve má-fé ou falta de fair-play. A única pessoa do mundo que o poderá dizer se teve ou não intensão de provocar uma lesão é o futebolista francês Payet.

Tudo o resto são interpretações ou meras especulações.

Sei que estou a falar de universos completamente distintos, mas fair-play é e será sempre fair-play, quer se trate de uma competição profissional, quer se trate de uma competição de jovens.

Da minha parte, e principalmente porque o meu universo se situa na actividade desportiva das crianças e os jovens, nunca me cansarei de procurar ter uma atitude pedagógica e de elogiar comportamentos em que o fair play está presente, sobretudo quando se tratam de competições de jovens.

Em Paços de Ferreira na Festa do Minibásquete houve situações de fair-play como as do Rui Pedro Nazário, que ajudou os árbitros a tomar a decisão correta, sendo esta contra a sua equipa, mesmo em jogos muito equilibrados e decisivos. No meu discurso na cerimónia de encerramento da 6ª Festa de Minibásquete tive o cuidado e todo o gosto em realçar atitudes de fair-play dos treinadores presentes no evento.

No entanto, sei que há pessoas que não concordam com  a atitude do Rui Pedro Nazário. Consideram que não tem nada que ajudar o árbitro a tomar a decisão certa e justa, pois os jogos são para ganhar. Quem considera que o Rui Pedro não esteve bem tem naturalmente o direito de pensar desse modo, mas se tiver um mínimo de coerência nunca se deverá queixar das decisões injustiças ou erradas da arbitragem. Ora o que acontece é que normalmente, quem em função de resultados, não defende atitudes de fair play, vale tudo para ganhar, são normalmente aqueles que mais se queixam e lamentam quando são vítimas dos erros da arbitragem. Por uma questão de dignidade, coerência e princípios deviam estar calados, mas como posso pedir eu princípios a quem não tem fair-play.

 

Comentários 

 
+1 #7 João Fraga 10-08-2016 16:52
Subscrevo e concordo 110% com as palavras de San Payo Araújo!
Citar
 
 
+3 #6 jorge duarte 24-07-2016 19:37
Atitudes destas, deviamos ver mais vezes, parabens ao Rui Pedro Nazario.
Citar
 
 
+4 #5 Rui Pedro Nazário 19-07-2016 17:19
Grato pelas vossas palavras e pelo destaque do San Payo. Abraço a todos e boas férias.
Citar
 
 
+4 #4 Pedro Martins 14-07-2016 16:59
Felizmente, principalmente no minibasquete, são mais estes exemplos que os opostos.
Nestas idades 1 mau exemplo já é demais.


Foi um prazer conhecer-lo, San Payo, nas festas de Paços de Ferreira.
Um abraço e boas férias
Citar
 
 
+4 #3 Humberto Gomes 13-07-2016 08:32
De férias, como havíamos anunciado, mas com a agulha da bússola sempre preparada. E também a ver no que vai dando a pesca-desportiva-, pq, fruto dos sinais dos tempos... quanto mais pesca...menos basket !
Uma vez mais, aí está o companheiro San Payo, de forma coerente- que se saúda e aplaude- a defender a sua, e nossa, dama.
Oferecendo, desta feita, o magnífico e louvável exemplo do companheiro Rui Nazário, que em nada surpreenderá quem o conhece-aquele abraço, Rui-.
Que os dedos, com o cérebro a corresponder não te doam para persistentement e continuares na demanda, ao encontro de princípios e de valores.
O que poderá significar que : não se idolatra somente o estilo de jogo do atleta-enquanto eixo motor da prática-, mas o todo que representa alguém a admirar. Um ídolo é alguém que ensina, sendo!
Porque, também, o comportamento ético dever-se-à aplicar quer no desporto como na vida !
Aquele abraço e...boas férias a todos.
Citar
 
 
+4 #2 Rui Resende 12-07-2016 13:07
Este Rui é um SENHOR!
Grande coordenador. A ele, o Beira deve a ascensão dos últimos anos. Foi um prazer trabalhar com ele nestas últimas 2 épocas!
Citar
 
 
+8 #1 Hugo Martins 12-07-2016 10:16
Sou amigo do Rui Pedro !
São pessoas como o Rui Nazario , certamente o nosso desporto estaria no TOP!
Obrigado RUI !
Citar
 
 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária