Dá-lhe!
 
Faixa publicitária

Dá-lhe!

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 13
FracoBom 

Dá-lhe!“Dá-lhe, que as faltas são para se fazer!” Esta é uma frase feita, aceite tranquilamente por muitos treinadores sem refletirem sobre o seu conteúdo, nem contexto.

“Dá-lhe que as faltas são para se fazer!” Não, meus caros amigos, já pensaram que as faltas são para punir o que não deve ser feito. Se num contexto de jogo de seniores, em que os jogadores já tem clara noção do contacto que é legal e aquele que não é permitido, e como o mais importante é o resultado final, esta expressão poderá fazer algum sentido, no minibásquete temos de no mínimo pensar se será correto? Para além desta reflexão, ainda teremos que compreender, que praticamente não há jogos de minibásquete arbitrados por juízes oficiais, facto que ainda torna mais complexa toda a avaliação desta situação.

Bem sei que as alterações na arbitragem dos jogos de seniores surgem normalmente em função da defesa do espetáculo. Contudo, mesmo nos seniores na Euroliga, vão ser alterados os procedimentos dos árbitros, para evitar as ditas “faltas cirúrgicas”. Assim sendo o âmbito das faltas antidesportivas vai ser alargado principalmente nas situações de contra-ataque.

“Dá-lhe que as faltas são para ser feitas” é um chavão, que no início de mais uma época sugiro que no minibásquete seja evitado. Uma vez mais o que está subjacente a esta “importação” de conceitos do jogo dos adultos para o jogo das crianças é a questão de fundo: O que é que é mais importante o resultado de um jogo, ou darmos tempo ao tempo e ensinarmos as crianças a jogar e a gostarem da modalidade?

 

Comentários 

 
+1 #1 Pedro Martins 13-09-2016 10:15
Pior é quando o treinador pensando exclusivamente no resultado, aconselha a fazerem faltas porque sabe que a única punição é a bola ao lado. E não é tão raro como isso. infelizmente.
Citar
 
 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária