Manuel Campos um exemplo a seguir
 
Faixa publicitária
Localização: HOME MANUEL CAMPOS Manuel Campos um exemplo a seguir

Manuel Campos um exemplo a seguir

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 16
FracoBom 

Manuel CamposBem sei que já faz parte das “lendas” do Planeta Basket, onde grandes nomes do basquetebol como Teotónio Lima, Mário Palma, Jorge Araújo, José Alberto e Armando Simões

entre outros prestaram depoimentos sobre a referência que o Manuel Campos é no basquetebol. Quem sabe se inspirado no companheiro Humberto Gomes, artigos que leio sempre atentamente, e que está a escrever sobre o “Prof.” Olímpio Coelho, quem sabe se por uma vez mais o ter reencontrado no Clinic da Associação de Basquetebol de Lisboa, resolvi tirar uma história pessoal do baú das minhas memórias, para falar do “jovem” amigo Manuel Campos.

Quando comecei a jogar basquetebol, por volta dos meus 15 anos, para além dos seniores, só existiam oficialmente dois escalões de formação, os juniores e os juvenis. O meu primeiro jogo oficial foi no pavilhão da Ajuda. O treinador que acompanhava a minha equipa, o CIF, era o saudoso Aurélio Cruz e o adversário foi Clube Nacional de Natação, treinado pelo Manuel Campos. Sinceramente não me lembro do resultado, mas penso que perdi, mas há uma imagem que ficou para sempre na minha memória a figura imponente e serena do treinador da equipa adversária. Como nessa época o Manuel Campos já não tinha cabelo tornou-se para mim num eterno jovem pois passados quase cinquenta anos a figura permanece idêntica.

Anos mais tarde, já treinador aprendi muito e fiquei maravilhado, ainda hoje me delicio a ver as suas intervenções nos clinics, sobre o trabalho de pés que ele apresenta. A idade vai avançando e costumo dizer que já tenho muito mais passado do que futuro, pois não chegarei certamente aos 126 anos, e às vezes dou por mim a pensar, que se a vontade de ensinar ainda é muito grande, a “carcaça” diz-me toma juízo e arruma as botas como outros companheiros da tua geração. Contudo, nesses momentos, vem ao cima o exemplo impar do Manuel Campos.

Por todo o seu passado, pelos seus conhecimentos, dedicação e entusiamos no ensino o Manuel Campos é uma referência inquestionável do basquetebol. Contudo pela sua postura simplicidade, afabilidade e generosidade mais do que uma referência no basquetebol é uma referência como pessoa. E para mim, é mais importante ser um modelo como ser humano do que ser apenas uma referência no universo do basquetebol. Obrigado Manel.

 

Comentários 

 
+2 #3 Isabel Coelho 05-10-2016 20:25
Manuel Campos
Ser humano exemplar.
Homem que respeita o próximo como ninguém.
Sabe escutar e ensinar todos que se cruzam com ele sem olhar a idades.
Sabe muito bem o que é ser amigo.
Não posso deixar passar esta oportunidade,pa ra dizer o quanto o aprecio ao vê-lo mimar a sua esposa. Ele é um super marido .
Olha!O Basket deu-nos o privilegio de conhecermos um ser humano fabuloso.
Obrigada pela amizade.
:-)
Citar
 
 
+3 #2 João Ribeiro 04-10-2016 21:18
Exemplos como o de Manuel Campos são merecedores de uma atenção especial. Para que as novas gerações possam desfrutar de alguém que nos cone como foi? É importante que se promovam momentos onde possamos ouvir o que nos pode contar sobre a sua vida ligada ao Basquetebol. Talvez possamos dar valor à nossa história, aos bons exemplos e daqui refletir sobre qual o melhor caminho para o Basquetebol. Excelente texto Amigo San Payo
Citar
 
 
+3 #1 Humberto Gomes 04-10-2016 12:56
Viva, meu caro San Payo, porque continuas - e de que maneira ! - a viver, a referenciar e a aplaudir, como agora, apontando o exemplo (magnífico) do Manuel Campos. Na sequência do teu escrito, justo e oportuno, apenas acrescentar que, quando em 14 de Janeiro deste ano o apelidámos de :"exímio mestre na arte da dança (trabalho de pés)", só faltou - o que agora faço, penitenciando-me - acrescentar, ao seu exemplar percurso de jogador, treinador e formador, a sua conduta enquanto ser humano e cidadão. Bem hajas, Manel, com aquele abraço de amizade, que se veio a consolidar ao longo dos tempos, desde a célebre noite em que nos defrontámos no velhinho "Cristóvão Viegas" ( ao ar livre) : Sp. Olhanense/Benfica, com vitória para os locais, mas, reconhecendo, com o campo um pouco inclinado...
Citar
 
 


Facebook Fronte Page

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária