A competência, as decisões e a política
 
Faixa publicitária
Localização: HOME BASKET CLINIC DIRIGENTES ARTIGOS DIVERSOS A competência, as decisões e a política

A competência, as decisões e a política

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 5
FracoBom 

Humberto GomesFoi o que havíamos anunciado para hoje, ainda e sempre na procura de um compromisso para, só assim, podermos encontrar um caminho,

equacionando o que de menos bom vamos observando no preocupante estado de desenvolvimento técnico da nossa modalidade.

Bem poderíamos ter-lhe dado o título de: "Que política, com base na competência, para a tomada das melhores decisões", na procura da solução que melhor possa servir os verdadeiros interesses da modalidade, que valorize a prática e os jogadores.

Que é precisamente, em várias situações e frentes  - já por várias vezes identificadas - o que não está a acontecer, face ao desejável crescimento e desenvolvimento do nosso basquetebol, nos escalões de formação, muito particularmente no sector masculino.

Em quantas situações, quer nas diversas provas de dimensão regional, quer a quando dos encontros inter-seleções regionais, não é claramente identificada a obsessão no implementar, via treino, da tática coletiva em detrimento da técnica individual ofensiva e defensiva, com a agravante de algumas xico-espertezas como defesas zomem e atuando com um ou mesmo dois pontas de lança.

Que só poderá acontecer quando se funciona em estilo "roda livre", não existindo a adequada mediação e uma regulação que deveria de ser respeitada, na medida em que no processo ensino-aprendizagem, treinador e jogador deverão ser atores de um treino gratificante, cumprindo os requisitos pré-estabelecidos do ponto de vista físico, psicológico, social e moral, como resultante da aplicação de uma ideia, suportada pela formulação, experimentação e reflexão.

Alicerçamos este nosso "ensaio" nesta sublime mensagem de uma parte do testamento que Mestre - porque sábio! - prof. Teotónio Lima - Paz à sua Alma! - nos legou: "Ensinar primeiro e treinar depois deverá ser, necessariamente, a prática que os treinadores responsáveis pela formação desportiva dos jovens têm de seguir como opção pedagógica, resultante de uma metodologia de ensino dos jogos desportivos coletivos que defenda em primeiro lugar os interesses e as necessidades das crianças e dos mais jovens".

Atrevemo-nos a acrescentar a este legado do Mestre, reforçando que a agulha da "bússola" deverá estar orientada: primeiro, haverá que ensinar - já o Mestre de há muito nos transmitia - e, só depois, virá o treino, com as indispensáveis repetições, as intensidades adequadas, as correções a introduzir e as rotinas a estabelecer.

Que possa constituir um aviso aos "fora da lei", no sentido de tomarem verdadeira consciência, de que não valerá tudo, do estilo: O "crime" compensa, porque se obtêm "resultados"?

Nos últimos tempos, bastas vezes em contacto com a grande maioria dos companheiros que connosco integraram a RNCZF - para os menos avisados: Rede Nacional de Coordenadores Zonais de Formação -, na dependência da ENB/FPB, sobre o momento atual do nível da prática do jogo, em concreto nos nossos escalões de formação, constata-se que, não sendo o panorama desanimador, o tempo urge relativamente à tomada das tais decisivas decisões que, alicerçadas na competência, possa justificar, então, a política a seguir.

Estamos em crer que, tomando como válido o nosso modesto escrito, a que demos o título de "O valor das referências", publicado em 14 de Janeiro deste ano, algum caminho haveríamos de encontrar; indo, afinal, ao encontro das linhas estratégicas anunciadas, a quando do início de funções da atual DTNacional.

E "O valor das referências", com o propósito de referenciar alguns mestres e o percurso que lhes está subjacente, como treinadores que emprestaram a sua competência e o seu saber, contribuindo de forma decisiva para a afirmação da modalidade no contexto nacional.

Respiguemos desse artigo o que, a dado passo, referenciámos na pessoa do prof. Hermínio Barreto - um enorme expoente de competência -, que ao evocar o Mestre - porque sábio! - prof. Teotónio Lima, o classificava de: "O maior de todos nós, treinadores".

Sublinhemos que para o prof. Teotónio Lima, o nosso "monstro" - porque carinhosamente! -, com a estatura intelectual e o imenso currículo desportivo que o caracterizava, como verdadeiro ícone, importará esquecer o que não interessa ser lembrado, mas lembrar o que seria de todo injusto que ficasse esquecido.

Bastaria para tanto, que a política a seguir, na procura das competências, pudesse ser capaz de alicerçar a sua conduta com decisões assertivas.

Porque, a propósito, e em respeito pelo legado que mestre prof. Teotónio Lima nos deixou - qual insubstituível testamento -, ocorreu-nos uma passagem do livro de Hanna Arendt, célebre filósofa alemã, conhecida como a pensadora da liberdade, e intitulado "Entre o Passado e o Futuro" quando nos transmite: "O testamento, que indica ao herdeiro aquilo que legitimamente lhe pertence, transmite ao futuro os bens do passado. Sem testamento ou, para aclarar a metáfora, sem a tradição - que escolhe e nomeia, que transmite e preserva, que indica onde se encontram os tesouros e qual o seu valor - é como se não existisse continuidade no tempo e como se, por conseguinte, não houvesse nem passado nem futuro, em termos humanos, mas apenas a perpétua mudança do mundo e o ciclo biológico dos seres vivos".

Saibamos aproveitar, em benefício do mais completo desporto de equipa.

Voltaremos a 24 de Novembro com "Um não determinado aos "fora da lei".

Até lá, e Bom Basket!

Comentários 

 
0 #1 Carlos Bio 16-11-2016 22:10
Humberto, estou 100% de acordo. Admiro a tua continua de alertas, mas fico com uma dúvida- Será os mais novos e alguns responsáveis de coordenação. te vão ouvir. Já falamos muito sobre este e outros assuntos e fico sempre na duvida. É que por mais de enviem recados, tudo continua na mesma. Um grande abraço. Teremos oportunidade oportunamente para falarmos sobre este e muitos outros assuntos.
Um grande abraço companheiro.
Citar
 
 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária