Quem é Pini
 
Faixa publicitária
Localização: HOME BASKET CLINIC TREINADORES ARTIGOS DIVERSOS Quem é Pini

Quem é Pini

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 0
FracoBom 

Pinhas "Pini" Gershon (13 Novembro 1951), é um treinador de basquetebol israelita. Treina actualmente a selecção nacional da Bulgária.

 

Detalhes pessoais

Cresceu e estudou na cidade israelita de Tel Aviv. A sua infância foi difícil, já que o seu pai biológico o abandonou com apenas um ano de idade, tendo ficado a viver com a sua mãe em graves condições de pobreza.

Como jogador de basquetebol
Na sua juventude jogou no "Maccabi south Tel Aviv", equipa satélite do Maccabi Tel Aviv, onde era uma das estrelas da equipa de cadetes. Chegou a alinhar pela equipa sénior da mesma equipa, mas a sua carreira enquanto basquetebolista foi curta, terminando com 24 anos de idade devido a uma grave lesão.

Enquanto treinador
Após a sua curta carreira enquanto jogador, enveredou pela carreira de treinador. Em Israel treinou várias equipas, nomeadamente, Maccabi Rishon LeZion, Hapoel Galil Elyon, Hapoel Gan Shmuel-Menashe, Hapoel Tel Aviv e Hapoel Jerusalem, tendo sido também treinador adjunto da selecção nacional Israelita. Em 1993 guiou o Hapoel Galil Elyon ao título Israelita, naquela que foi a primeira vez em 36 anos que o Maccabi Tel Aviv não conquistou o título nacional. Em 1996 ganhou a Taça nacional de Israel como treinador do Hapoel Jerusalem, após bater o Maccabi na final. Em diversas entrevistas, Gershon expressou uma opinião negativa sobre o Maccabi e sobre o seu domínio do basquetebol israelita. Por este motivo, foi surpreendente quando em 1998, decidiu assumir o comando técnico do Maccabi Tel Aviv. Nesta altura, o Maccabi atravessava uma crise profissional após vários anos de ausência das fases decisivas dos Torneios Europeus, um estatuto do qual havia gozado no passado.

Com ele ao comando e David Blatt como seu adjunto, o Maccabi voltou a atingir a fase final da Euroliga em 2000, perdendo apenas na final frente ao poderoso conjunto grego do Panathinaikos. Um ano mais tarde, o Maccabi sagrou-se campeão Europeu ao conquistar o título da Suproleague. Contudo, este feito foi minimizado pela separação do basquetebol Europeu em duas ligas, o que significou que o Maccabi não competiu com muitas equipas do top Europeu.

Após a época de 2001, Gershon resolveu fazer uma pausa na sua carreira de treinador. Esta pausa durou duas épocas e no ano de 2003, Gershon voltou a assumir o comando técnico do Maccabi. O objectivo principal para esta época, passava por atingir a Final 4 da Euroliga que se iria realizar em Tel Aviv. Este objectivo esteve a dois segundos do insucesso, já que no jogo que garantia a última vaga para a Final 4 entre o Maccabi e o Zalgiris Kaunas, em Tel Aviv, o Maccabi perdia por três pontos a escassos segundos do final e só com um triplo maravilhoso do Derrick Sharp sobre o apito, os Israelitas conseguiram levar o jogo para prolongamento e finalmente vencer. O Maccabi de Gershon realizou uma final 4 de sonho, esmagando na final da prova o Skipper Bologna por 118-74 e conquistando o título Europeu pela quarta vez.

Em 2005, Gerhon conduziu o Maccabi Tel Aviv a um novo título da Euroliga. A equipa do Maccabi era a principal favorita desde o início da época e apurou-se com facilidade para a final 4 de Moscovo. A final mais aguardada entre o Maccabi e o CSKA Moscovo não se veio a verificar dado que os Russos foram derrotados pelos Espanhóis do Tau Vitória na meia-final. Na final, o Maccabi venceu facilmente a equipa do Tau por 90-78 e Gershon ganhou o prémio de Treinador do ano.

Durante a época 2005/06, Gershon deu a entender que esta seria a sua última época ao serviço do Maccabi. No entanto, o treinador israelita conseguiu levar a sua equipa, uma vez mais, à final da Euroliga. Mas desta vez, o Maccabi perdeu a final para o CSKA Moscovo por 73-69. Gershon abandonou o Maccabi no final da época assinando pelos Gregos do Olympiacos.

Na sua primeira época enquanto treinador do Olympiacos, Gershon guiou a sua equipa à final do campeonato Grego contra o Panathinaikos e à final a 8 da Euroliga, onde foi derrotado às mãos dos Espanhóis do Tau Cerâmica. Este ano foi marcado por acusações de racismo, sobretudo pelos fãs do Olympiacos, que esperavam mais tempo de jogo para a jovem estrela e favorito do público Sofoklis Schortsianitis.

Pinhas Gershon é o único treinador Israelita a ganhar a Taça Europeia por 3 vezes, sendo hoje considerado um dos melhores treinadores na Europa.

 

Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária