Segredo da evolução
 
Faixa publicitária
Localização: HOME BASKET CLINIC TREINADORES CANTO DO TREINADOR PSICOLOGIA Segredo da evolução

Segredo da evolução

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 8
FracoBom 

Nádia TavaresParece que há muitos atletas e treinadores que dizem que se tivessem mais condições de trabalho, seriam melhores. Não duvido que esse seja um dos fatores de influência,

mas cada vez é mais comum ver clubes com menos condições, ultrapassar clubes com (supostas) mais condições.

Clubes com menos tempo de pavilhão, sem ginásio, com fisioterapeuta em part-time, têm provado que ainda assim podem competir. Há muitas razões para isso acontecer, mas hoje vou focar-me numa que se aplica a vários contextos.

Existe uma crença no mundo do desporto que assume que ter mais tempo de treino, significa mais evolução. Nem sempre. Eu defendo mais que mais qualidade de treino significa evolução.

De que serve treinar mais tempo, se estou a treinar algo mal? De que serve treinar 2 horas de arranque para o cesto, se estou a treinar a fazer passos?

De que serve treinar 2 horas extra de lançamento, se treino de forma lenta, sem explosão, sem bons passes (ou auto-passes) para simular o momento do jogo?

De que serve fazer 1 hora de treino de contra-ataque, se não se corrige os passes longos, as receções, e a velocidade de finalização?

Serve apenas para uma coisa: Para me tornar eficiente em ser ineficiente. Ou seja, estou a tornar-me bom numa coisa má!

Quando se treina muito tempo a fazer uma coisa mal, ficamos peritos em fazer algo mal. Ganhamos maus hábitos. É por isso que a qualidade do treino é indispensável.

O segredo está na qualidade, no detalhe, no pormenor. Está no passar ombro com ombro nos bloqueios, está no treinar o lançamento a velocidade de jogo, está nas leituras de jogo com inteligência e criatividade, está na repetição de movimentos bem feitos! E não numa eternidade de horas feitas de qualquer maneira!

Quando a qualidade estiver instalada, aí sim, com a evolução, pode-se adicionar horas de treino.

Entendo a ânsia de se querer treinar mais, eu mesma já fiz esse pedido a um treinador meu, porque queria evoluir mais. Para leres a resposta dele clica aqui.

Hoje quando fores treinar, não faças 200 lançamentos lentos, faz 100 à máxima velocidade! Não faças 200 piscinas de contra-ataque a velocidade média, faz 50 em sprint.

O basquetebol não é resistência, é explosão! Não é quantidade, é qualidade! Melhora o teu treino, antes de o aumentares. Duvido que não haja evolução.

Até para a semana, e boas evoluções!

Para seguires o meu trabalho de mais perto, segue a minha página no Facebook.

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária