Que filosofia para a defesa?
 
Faixa publicitária
Localização: HOME BASKET CLINIC TREINADORES CANTO DO TREINADOR ARTIGOS DE OPINIÃO Que filosofia para a defesa?

Que filosofia para a defesa?

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 6
FracoBom 

altA defesa é fundamental para o conceito de equipa e talvez seja este o segredo para que um grupo de jogadores passe a uma equipa na sua totalidade, onde 12 pensam como 1.

O conceito de equipa não é feito apenas com base em conteúdos técnicos e táticos, é também definir e aceitar princípios de interacção entre as pessoas, algo que está constantemente presente no processo de treino.

Sendo assim, quais os objectivos que penso que deveremos ter enquadrados na filosofia da nossa defesa?

  • Não existem pontos sofridos em contra-ataque;
  • Não existem lançamentos de curta, meia e longa distancias sem oposição ou contestação;
  • Não existem ressaltos ofensivos por parte da outra equipa.

No entanto, para que estes pontos se tornem eficazes, existe todo um trabalho a realizar em termos de conceitos técnico-táticos relacionados com todos os aspectos da defesa.

Agressividade

A agressividade deverá ser apenas usada no aspecto defensivo, em todas as posições e todas as situações, estes aspectos tem que ser bastante claros para todos os jogadores. Poderá haver momentos durante a época onde alguns jogos pedem para que essa agressividade defensiva seja mais reduzida mas, geralmente, existe sempre uma grande intensidade defensiva.

A construção de uma defesa eficaz deve começar pela decomposição do 5x5 ou seja, começar com exercícios de 1x1, 2x2, 3x3, 4x4 e acabar no 5x5. Acredito que assim é o modo correcto: passar de um patamar para o seguinte sem esquecer o anterior.

Pressão na bola

Numa equipa que queira evoluir e competir com os melhores, é obrigatório que exista na defesa, sempre, pressão na bola. Se esta pressão existir, reduzimos a liberdade que o atacante tem no perímetro, em tomar decisões que em termos de passe, drible e lançamentos irá tornar o ataque menos eficaz.

Com uma pressão agressiva na bola, determinamos os seguintes objectivos:

  • Que o atacante tenha menos tempo para pensar em termos de movimentação da bola no perímetro;
  • Controlo do jogo (em termos de tempo de ataque);
  • Redução da eficácia de lançamento por parte dos jogadores exteriores;
  • Desgastar o adversário física e psicologicamente;
  • Começar o ataque através da nossa defesa. Ao ter uma grande pressão sobre a bola, iremos provocar perdas de bola que irão resultar em contra-ataques com concretizações de elevada percentagem.

Lado da ajuda

Para construir uma grande defesa, além da pressão que temos que colocar na bola, devemos também por a mesma pressão nas linhas de passe abertas.

Os objectivos para as linhas de passe abertas são provocar roubos de bola e sair em contra-ataque. Estes roubos de bola trazem riscos, pois se falhamos a intercepção, podemos estar a criar uma situação de vantagem numérica ao adversário. Neste sentido existem alguma recomendações:

  • Durante o jogo o jogador irá colocar-se na posição de assumir o risco que normalmente assume nos treinos;
  • O risco é proporcional à capacidade de cada jogador;
  • Devemos ser claros com os nossos jogadores em explicar onde e quando o risco deve ser tomado, dando como exemplo a distancia entre a ação do risco e o cesto.

Normalmente os sistemas atacantes necessitam de 3 passes antes de ser tornarem objectivos (com a excepção do bloqueio directo). Se a equipa atacante quer por a bola no poste baixo terá que fazer pelo menos 2 passes; de seguida, se a bola voltar a sair para o perímetro, obrigamos novamente a fazer mais 1 ou 2 passes. Toda esta rotação da bola é criada para tentar colocá-la na melhor posição possível, para um bom lançamento. Se começarmos a por pressão em cada passe desde o seu início, iremos reduzir a eficácia do ataque. Isto requer que os 5 jogadores em campo funcionem como uma equipa, colocando a sua atenção na bola, no seu defesa e no cesto.

Assim, definimos as seguintes regras:

  • Todos os jogadores (com a excepção do defensor da bola) têm que estar focados na bola, no seu defesa e no cesto. Sempre focados  neste triângulo;
  • Evitar a todo o custo a penetração antes do primeiro passe como primeiro objectivo;
  • Evitar passes fáceis dentro da área restritiva como segundo objectivo. A defesa a todo o custo tem que interceptar este tipo de passes;
  • O próximo objectivo é evitar passes no perímetro dos três pontos . Sobremarcar de modo a que o atacante receba a bola a 1 ou 2 metros da linha e consiga os 3 pontos;
  • Evitar passes dentro para fora, pondo grande pressão na linha de passe do perímetro.

Com estas 3 características (agressividade, pressão e lado de ajuda) começo a montar a minha filosofia defensiva. É importante fazer perceber que estes conceitos são de equipa e não individuais.

Nuno Tavares

+39 347 339 8969
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar
ISY

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária