Que filosofia para a defesa?
 
Faixa publicitária
Localização: HOME BASKET CLINIC TREINADORES CANTO DO TREINADOR ARTIGOS DE OPINIÃO Que filosofia para a defesa?

Que filosofia para a defesa?

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 2
FracoBom 

altA defesa de uma equipa deve consistir em 5 jogadores, atuando como 1. Isto só é possível se forem definidos objetivos para a defesa, objetivos estes que devem ser desenvolvidos, treinados e executados.

No artigo da semana passada defini como objetivos gerais para construção da filosofia defensiva, os seguintes:

  • Não existem pontos sofridos em contra-ataque;
  • Não existem lançamentos de meia e longa distância sem oposição ou contestação;
  • Não existem ressaltos ofensivos por parte da outra equipa.

Neste artigo irei desenvolver cada um destes pontos.

Não existem pontos sofridos em contra-ataque

É essencial definir regras em relação ao balanço defensivo, explicando que, se eliminarmos a possibilidade dos nossos adversários marcarem, por exemplo 20 pontos em contra-ataque, irá fazer com que a nossa média de pontos sofridos baixe imenso.

No ataque peço para os 3 jogadores exteriores fazerem a recuperação defensiva, deixando os jogadores interiores para o ressalto ofensivo.

Se um dos jogadores exteriores penetra em drible, teremos os nossos jogadores interiores para atacarem o ressalto ofensivo e o jogador que penetrou e lançou passa a ser a parte da frente do triângulo defensivo da recuperação. Os outros dois jogadores exteriores (1 e 2) fazem a recuperação e são os outros dois vértices do triângulo.

No caso de um dos jogadores interiores realizar um lançamento de meia distância de uma zona exterior, o ressalto ofensivo deve ser atacado pelo outro jogador interior (5) e o jogador exterior do lado contrário ao lançamento (3). O lançador (4) será agora o jogador da parte da frente do triângulo de recuperação defensiva, capaz também de ganhar o ressalto longo.

Algumas equipas enviam 3 jogadores para o ressalto ofensivo (e em alguns determinados momentos do jogo também o faço) mas eu acredito que é mais importante uma defesa forte contra os contra-ataques ou transições adversárias do que ganhar mais um ou dois ressaltos ofensivos por jogo.

Não existem lançamentos de meia e longa distância sem oposição ou contestação

Queremos forçar o nosso adversário a lançar com a maior pressão possível, fazendo com que todas as tentativas de lançamento tenham um grau de dificuldade elevada, ou fechando a defesa de modo a que ele escolha colocar o drible em vez do lançamento, dando o drible ou obrigando a fazer um passo extra. Uma indicação importante que dou a todos os jogadores é que mais vale sempre fazer uma contestação ao lançamento, mesmo que esta seja tardia.

Não existem ressaltos ofensivos por parte da outra equipa

Uma posse de bola não acaba quando existe um lançamento, mas sim, com a continuidade da luta pelo ressalto ofensivo, tal como uma defesa eficaz só termina quando recupera o ressalto defensivo. Se cometermos um erro no bloqueio defensivo, resultando num ressalto ofensivo para a equipa adversária, pode ter consequências terríveis, não só no resultado mas especialmente em termos mentais pois a defesa trabalhou arduamente durante 20 segundos e deitou tudo a perder em 3 ou 4. E um facto é que uma defesa que perca poucos ressaltos defensivos é uma defesa que tem mais hipóteses de ter sucesso e ser mais segura. Se existirem muitas penetrações, é provável que o lançamento cause problemas a dois ou três defesas que irão entrar em ajuda e depois tem que recuperar, criando dificuldades em estabelecer bons bloqueios defensivos.

Depois de estabelecermos os três pontos acima referidos, com a nossa defesa, devemos definir como iremos alcançar os nossos objectivos, determinando o seguinte:

  • Dando ênfase à responsabilidade individual;
  • Abrandar os tempos das acções;
  • Tirando do ataque os ângulos de passe preferidos.

Irei abordar estes temas na terceira e última parte desta serie de artigos relacionados com a defesa na próxima semana.

Já falei em algumas frases ouvidas em todos os nossos treinos (“do your Job” e “Buddie, Basket, opposite”) no nosso ataque, para a nossa defesa constantemente e em voz bem alta digo:

“Defense is nothing more than EFFORD AND HEART!!!” (Defesa não é nada mais que ESFORÇO E CORAÇÃO!!!)

Nuno Tavares

+39 347 339 8969
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar
ISY

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária