Resolver o problema das crianças
 
Faixa publicitária
Localização: HOME BASKET CLINIC JOGADORES ARTIGOS DIVERSOS Resolver o problema das crianças

Resolver o problema das crianças

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 16
FracoBom 

altPela segunda vez o Imortal Basket Clube organiza um Clinic Internacional exclusivamente dedicado ao minibásquete. Nos meus 16 anos ligados à Federação estive presente, quer em Portugal,

quer em vários países europeus em clinics em que o tema do minibásquete era abordado, contudo, é minha opinião que este terá sido seguramente um dos melhores clinics dedicados ao  minibásquete em que estive presente. Parabéns ao Amândio Amorim e a toda a equipa do Imortal Basket.

Nesta breve apreciação do clinic, não vou evidentemente falar sobre a minha intervenção, pois não devemos ser juiz em causa própria, mas posso falar sobre as intervenções do Maurício Mondoni, António Carrillo e Rui Pedro Nazário. Foram todas de excelente e elevado nível técnico e pedagógico.

De todos os prelectores retive sugestões que irão certamente enriquecer as minhas futuras intervenções e sobre algumas destas ideias, irei certamente falar quando voltar a abordar exercícios para os minis. Enquanto o Carrillo, já tem uma forte ligação a Portugal e tem intervindo em várias regiões do país o Maurício Mondoni é a segunda vez que vem a Portugal, tendo sido a primeira a convite do Armando Soares, ex-presidente da Associação de Basquetebol de Santa Maria. Foi pena que nessa ocasião a sua passagem pelos Açores, não tenha sido mais aproveitada por mais treinadores das diversas Associações Açorianas. O Mondoni vai em breve voltar ao nosso país pelo que sugiro que os treinadores do continente aproveitem a sua passagem por Lisboa, Coimbra, Aveiro e  Porto. Quanto ao companheiro e amigo Rui Pedro Nazário, que foi a primeira vez que vi intervir como formador, No final do clinic, disse-lhe que um dia destes era obrigatório, que ele interviesse em Cantanhede. Não foi para mim uma surpresa, mas apenas a confirmação do seu enorme potencial como prelector.

Finalmente, termino com as ideias mais fortes transmitidas no clinic. Todos os intervenientes esclareceram com enorme clareza, e de diversas formas, as diferenças que existem entre o minibásquete e o basquetebol. Todos os intervenientes afirmaram e demonstraram através dos seus exercícios, a importância da componente lúdica no treino de minibásquete. Todos reforçaram a importância do desenvolvimento das capacidades coordenativas. E todos os intervenientes, mas talvez com maior incidência o Carrillo, dado um dos temas da sua intervenção, foram muito claros, que uma coisa é ensinar jogadas, outra coisa é ensinar a jogar. No minibásquete ensinar jogadas, pode eventualmente resolver o problema dos treinadores, nomeadamente os que centram a sua atenção nos resultados, ensinar a jogar resolve o problema das crianças.

 

Comentários 

 
+4 #1 Pedro Martins 18-04-2017 12:02
Passou-se no torneio de Albufeira: a equipa A ganha à equipa B ao intervalo por uma diferença considerável. Na segunda parte a equipa B usa claramente uma zona. Resultando daí a vitória. Ganharam o jogo, mas, os jogadores ganharam alguma coisa? Para quando uma intervenção técnica de quem assiste ao jogo com essas competências de penalizar esses treinadores. Foi em mini 12 , e acho raro. Mas em Sub14 é já uma normalidade. Assinam compromissos morais para seguirem regulamentos pedagógicos mas quando toca a ganhar...... Assim não vamos lá
Citar
 
 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária