Além do comum
 
Faixa publicitária

Além do comum

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 8
FracoBom 

altEsta semana falei com um jovem atleta de futebol, que me disse que o sonho dele era ser profissional. Quando lhe perguntei quantas horas treinava por semana ele respondeu 1H30, duas vezes por semana.

Encontro tantos, mas tantos atletas que têm sonhos e planos de serem profissionais, e fico incomodada com a facilidade com que o dizem sem estarem a fazer nada para além do comum para alcançá-lo.

É normal jovens atletas treinarem apenas duas ou três vezes por semana, e dizerem que não sabem sequer o que querem estudar, porque o foco é ser profissional de desporto. Entendem a incongruência? Não vão conseguir nem uma coisa nem outra.

Nem profissionais de desporto porque não fazem o suficiente, nem estudar porque acham (alucinadamente) que não precisam porque vão ser podres de rico com o desporto.

Como é que ambicionam ser profissionais se não ambicionam fazer mais do que lhes é pedido? Fazer apenas o que te é proposto no clube, e o resto do tempo agir como se o teu sonho fosse só da boca para fora, é uma das razões de maior frustração de um atleta. Tem que ser também da boca para dentro!

Consegues imaginar, tu que és atleta e até treinador, todos os atletas e treinadores da tua idade, que fazem exatamente o mesmo (ou muito mais) que tu... O que te destaca deles?

"Mas Nádia, no meu clube só tenho condições de treinar 3 vezes por semana, 1H30... O que queres que faça?"

Há tantas opções, e acredita que se tiveres vontade, a criatividade começa a surgir.

Mesmo sem pavilhão, ou sem campo, podes correr na rua, saltar à corda, treinar técnica individual em qualquer sítio que tenha chão, trabalho funcional, para quem já tem idade há trabalho de ginásio... Há tanta coisa, que realmente só inventa desculpas quem quer. Esquecem-se que para inventar desculpas é usada a mesma característica que se usa para encontrar soluções, que é a criatividade!

Posso dar-te mil ideias, mas tem realmente que nascer de ti para poder ganhar força e durar a longo prazo.

Se colocares a criatividade a favor dos teus sonhos, começam a surgir ideias que todos os outros que dizem ter o mesmo sonho que tu, não têm.

É como os estudantes universitários... Vamos imaginar um curso qualquer, como... Psicologia! Quantas turmas há de Psicologia neste momento no país inteiro? Ou até no mundo? Quantos alunos por cada turma? Quantos se vão graduar este ano? Quantos se graduaram no ano anterior, no anterior ao anterior, e no anterior ao anterior ao anterior?

Quantos se vão graduar no ano que vem, no seguinte ao ano que vem, e no seguinte ao seguinte ao ano que vem?

Fizeste as contas? São MUITOS! Muitos que estudaram as mesmas teorias, ouviram as mesmas aulas, e leram os mesmos manuais! O que destaca uns dos outros? O trabalho extra! As formações, workshops, livros extra que lêem, artigos e informação que procuram, a curiosidade que têm, as perguntas que fazem.

Não é porque acabaste a universidade que serás um espetáculo. E não é porque praticas desporto e dizes ter um sonho, que serás um atleta à séria.

Vemos muita televisão e a exposição mediática traz-nos muitas fantasias que nos leva a sonhar muito. Agimos é pouco... Fazemos apenas o que nos é pedido e ainda nos queixamos achando ser muito!

A mim sempre me incomodou alguém estar a treinar mais que eu. Isso motivava-me a criar treinos individuais para mim mesma.

Pensa que se queres ser realmente um destaque, tens que fazer algo além daquilo que te propõem, algo além do comum. Porque o comum qualquer um faz, e ao comum qualquer um chega.

"Nádia, eu não tenho essa motivação para fazer mais. Já me sinto cansado com o que faço, mesmo sabendo que não é suficiente para alcançar o meu sonho. O que posso fazer?"

Na próxima quarta-feira falarei mais sobre isso :)

Até para a semana! Bom trabalho extra!

Nádia Tavares

Psicóloga - Coach Certificada - Practitioner PNL
Skype: nadia_t33
964407253

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária